O presidente americano, Joe Biden, 81, cometeu nesta quinta-feira (11) um grande erro ao apresentar o chefe de Estado da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, como "presidente Putin", pouco antes de participar de uma entrevista coletiva decisiva para a sua sobrevivência política.
"E agora quero ceder a palavra ao presidente da Ucrânia, que tem tanta coragem quanto determinação. Senhoras e senhores, o presidente Putin", disse o democrata, durante uma reunião de cúpula da Otan em Washington. Ao perceber o erro, emendou: "Ele vai derrotar o presidente Putin. O presidente Zelensky."
Veja:
Biden introduces Zelensky as “President Putin”
— Mike Galsworthy (@mikegalsworthy) July 11, 2024
Enough. This can’t go on.
Not for this dangerous election and certainly not for four years undermining US credibility after that. America needs the Democrat administration, but a new leader at the helm. pic.twitter.com/t9JQWH2zr8
Biden justificou o erro dizendo que está muito concentrado em vencer o líder russo. Mas confundir Zelensky com o inimigo dele representa um passo em falso para o democrata, no momento em que seu partido questiona a sua capacidade de vencer as eleições presidenciais de novembro.
Republicanos compartilharam rapidamente nas redes sociais o vídeo do erro de Biden.
Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp