Vaticano divulga imagens do Papa Leão XIV após cirurgia

Com exames positivos, pontífice celebra missa no Hospital Gemelli, onde segue internado

Papa celebra missa no Hospital Gemelli, onde realizou ciruriga
Foto: Vatican news
Papa celebra missa no Hospital Gemelli, onde realizou ciruriga





O Vaticano divulgou, nesta sexta-feira (16), as primeiras imagens do papa Leão XIV após a cirurgia realizada na terça-feira (13), para a remoção de um tumor no pulmão direito . Segundo o boletim médico, o pontífice apresenta uma “melhora contínua” em seu estado clínico e já consegue realizar as atividades cotidianas normalmente e com total autonomia.

Leão XIV foi internado no Hospital Gemelli, em Roma, para passar pelo procedimento. No domingo (11), durante a oração do Angelus, na Praça de São Pedro, no Vaticano, ele anunciou que seria submetido à cirurgia e explicou que o nódulo no pulmão estava em estágio inicial.

Na quinta-feira (15), o Vaticano informou que o papa havia voltado a celebrar a Santa Missa em uma sala preparada no hospital . Do lado de fora, fiéis se reuniram para rezar o Terço pela recuperação do pontífice.

No comunicado divulgado hoje, a Santa Sé também informou que exames de sangue e uma radiografia do tórax confirmaram a evolução positiva do quadro clínico. Leão XIV segue realizando sessões de fisioterapia respiratória e celebrou uma missa ao meio-dia, no horário de Roma, acompanhado por profissionais do hospital e integrantes da Gendarmaria do Vaticano.

Durante a homilia, o papa agradeceu aos médicos, enfermeiros e demais profissionais pelo cuidado com os pacientes e pela assistência prestada a ele durante a internação.

A Sala de Imprensa do Vaticano também confirmou que o encontro de oração do Angelus com os fiéis, previsto para este domingo (18), será realizado .

Papa Leão XIV
Foto: Vatican news
Papa Leão XIV



Leia o comunicado na íntegra:

"Esta manhã, o Santo Padre realizou exames de sangue e uma radiografia do tórax, que confirmaram a melhora constante de seu estado geral. Prosseguem as sessões de fisioterapia respiratória. A recuperação pós-operatória permite ao Papa realizar normalmente as atividades cotidianas com total autonomia.

Às 12h de hoje, 16 de outubro, o Papa Leão XIV celebrou a Santa Missa na sala preparada no 10º andar do Hospital Gemelli. Estavam presentes membros da equipe médica e de enfermagem do hospital, que naquele momento estavam de folga, e do Corpo de Gendarmeria do Estado da Cidade do Vaticano. Na sua homilia, o Papa agradeceu a toda a equipe — médicos, enfermeiros, auxiliares — pelo trabalho que realizam diariamente, cuidando dos doentes e da fragilidade deles e, de maneira especial, pelo que fizeram e fazem por ele.

Quanto ao Angelus deste domingo (18/10), a Sala de Imprensa informa que o encontro dominical de oração do Papa com os fiéis de todo o mundo “será realizado”.