
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Nunes Marques , acompanhou neste domingo (04) os procedimentos de verificação dos sistemas eleitorais e a emissão da zerésima, documento que comprova que não existem votos previamente resgitrados no sistema de totalização.
O ministro chegou às 7h37 ao Colégio Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Lago Sul, em Brasília, onde acompanhou a verificação dos sistemas eleitorais e a emissão do documento. Depois, o ministro votou e disse que a Justiça Eleitoral está preparada para que o pleito ocorra de maneira tranquila.
O que é a zerésima?
A zerésima é um relatório emitido antes do início da votação. O documento mostra que, naquele momento, não há votos registrados no sistema de totalização da Justiça Eleitoral.
A etapa faz parte dos procedimentos de segurança adotados pela Justiça Eleitoral para garantir a integridade do processo de votação e apuração.
Nunes Marques fala em normalidade
Após acompanhar os procedimentos, Nunes Marques afirmou que o dia começou dentro da normalidade e demonstrou confiança na segurança do processo eleitoral.
Além de comandar o tribunal eleitoral, Nunes Marques também é ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).
Ministro votará em trânsito
Nunes Marques votará neste domingo na modalidade de voto em trânsito. Nesse caso, o eleitor que está fora de seu domicílio eleitoral pode votar apenas para o cargo de presidente da República.
A votação do primeiro turno das Eleições 2026 começou oficialmente às 8h e segue até as 17h, no horário de Brasília.