Vídeo: sucuri de 3,5 metros invade casa e come galinha, em Goiás

Ocorrência aconteceu na manhã desta quinta-feira (10), em Itumbiara (GO), no bairro Jardim América; Segundo os Bombeiros, ninguém ficou ferido

Animal estava em boas condições de saúde e deverá retornar para natureza
Foto: Foto: CBM-GO/Divulgação
Animal estava em boas condições de saúde e deverá retornar para natureza

Uma sucuri-verde de 3,5 metros foi resgatada do quintal de uma casa em Itumbiara (GO), na manhã desta quinta-feira (10), após se alimentar de uma galinha .

Segundo o Corpo de Bombeiros, o imóvel fica próximo a uma área alagada, ambiente favorável à presença da espécie. Ninguém ficou ferido, e a serpente apresentava boas condições de saúde.

Apesar de não ter atacado nenhuma pessoa, a sucuri se alimentou de uma galinha pertencente à criação da moradora. Para o  resgate, foi necessário uso de equipamentos especiais para manejo e proteção. A identidade dos residentes não foi divulgada.



A serpente era da espécie sucuri-verde (Eunectes Murinus) e deverá ser retornada à natureza o quanto antes, conforme procedimentos ambientais para a situação.


Sucuri-verde habita áreas semiaquáticas

É comum que a sucuri-verde apareça enquanto tenta capturar animais e alimento, sobretudo em locais que possuem áreas aquáticas. Isso porque a cobra é semiaquática e pode ocorrer no Cerrado, incluindo Goiás, conforme levantamento do Ministério do Meio Ambiente.

O principal motivo para a aparição é a soma de fatores do ambiente, com água e abrigo ideal para a cobra, além das galinhas, que são aves compatíveis com a dieta da sucuri.

Apesar de não ser venenosa, a sucuri pode atacar com mordidas e causar ferimentos graves em humanos. O Corpo de Bombeiros orienta que, apesar de não ser um animal venenoso, possui muita força, sendo importante manter distância e acionar as equipes de resgate .