
Um registro captado por drone em Garopaba (SC) flagrou uma imagem rara: um filhote de baleia-franca
aparece nadando na superfície com a boca aberta no litoral catarinense.
Registros de baleias-francas são comuns
durante esta época em Santa Catarina, devido à temporada de migração de espécies marinhas em busca de águas mais quentes. A imagem chama atenção, porém, pelo comportamento do animal e pelo tamanho da boca.
Baleias desta espécie costumam atingir de 15 a 18 metros de comprimento e pesar 40 toneladas
. Elas se alimentam abrindo a boca e engolindo cardumes inteiros de uma vez. Ao invés de dentes, possuem “filtros”, que ajudam a expelir a água sem libertar o alimento.
Assista ao vídeo abaixo a imagem rara da baleia-franca:
Brincadeiras comuns sugerem que uma boca daquele tamanho poderia até mesmo “ engolir uma pessoa
”. Internautas citaram Jonas, da bíblia, e Pinóquio, personagens que teriam sido engolido por uma baleia. “Que nada, nao teria como Jonas ser engolido pela Baleia não!”, “Por isso q ela engoliu o Gepeto cm Pinóquio”.
Contudo, essa “fobia” comum em contos e histórias, não é verdade. Segundo vídeo de fevereiro de 2025 de Massa, biólogo que publica conteúdos em redes sociais, as baleias não conseguem engolir humanos por conta do tamanho da garganta.
O biólogo, que não identifica o nome completo nos vídeos, explica que cabe no máximo um melão pela garganta do animal. Segundo ele, mesmo se um acidente acontecesse, talvez quebrasse alguns ossos, mas liberaria a pessoa “engolida” sem querer.
Gigantes do mar têm recuperação histórica no Brasil
Os avistamentos tendem a se tornar mais frequentes entre maio e novembro
, período em que moradores e turistas acompanham a passagem das baleias por diferentes pontos da costa catarinense. A espécie sai todos os anos das águas frias próximas à Antártida para a costa brasileira em busca de mais calor.
Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio), as baleias-francas migram anualmente entre áreas de alimentação e reprodução. De julho a novembro, a espécie chega à Santa Catarina para acasalar e procriar. Ainda conforme o instituto, o pico de ocorrência é em setembro, sendo os últimos indivíduos avistados em novembro.
A principal área de ocorrência da espécie no Brasil é na APA da Baleia-Franca/ICMBio, no litoral centro-sul de Santa Catarina. As baleias-francas têm sido vistas em mais locais graças ao crescimento e recuperação populacional da espécie no Brasil, informa o instituto.