Terremoto de magnitude 7,6 atinge o Japão

Alertas de tsunami levaram a evacuações, posteriormente suspensas após a queda do risco

Mapa mostra o epicentro do tremor
Foto: Reprodução
Mapa mostra o epicentro do tremor

Um terremoto de magnitude 7,6 atingiu a costa leste do Japão nesta segunda-feira (8). Além disso,  o governo japonês chegou a emitir alerta de tsunami  para as províncias de Aomori, Iwate e Hokkaido e um alerta preventivo de tsunami para as províncias de Miyagi e Fukushima. As informação são da agência estatal NHK.

Mapa de tremores
Foto: Reprodução
Mapa de tremores


O epicentro do terremoto, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), foi na cidade de Misawa, na provincia de Aomori. Ainda segundo o USGS, o tremor iniciaiou por volta das 23h15, horário local (11h15, horário de Brasília). Até o momento não há informações sobre feridos e mortes. 

Alertas e avisos de tsunami

Às 02h45 locais (14h45 em Brasília), foi elevado o aviso de tsunami em toda a faixa costeira de Hokkaido até Fukushima, segundo a Agência Meteorológica do Japão (JMA). Também houve alerta voltado à costa do Mar do Japão em Aomori no mesmo horário.

Após o cancelamento dos avisos, as ordens de evacuação foram suspensas gradualmente entre 02h45 e 07h21 locais (14h45 e 19h21 em Brasília) nas províncias de Hokkaido, Aomori, Iwate, Miyagi e Fukushima.

Atividade sísmica recente

No início do mês de novembro, um terremoto de magnitude 6,9 atingiu Sanriku, também na costa leste do país e levou o governo japonês a emitir um alerta temporário de tsunami para regiões próximas, segundo a JMA. O aviso foi cancelado após o nível do mar se normalizar.

O tremor ocorreu a 16 km de profundidade e gerou ondas de até 20 centímetros.


A agência chegou a registrar 15 abalos subsequentes na ocasião e alertou para a possibilidade de novos tremores nos próximos dias. A região de Sanriku é historicamente uma das mais sísmicas do país.