Greve cancela voos em Bruxelas
Redes sociais
Greve cancela voos em Bruxelas

Uma greve geral iniciada nesta terça-feira (25) está provocando sérios transtornos na Bélgica, especialmente nos aeroportos, com o cancelamento de centenas de voos. A paralisação, organizada por sindicatos nacionais, é uma resposta ao plano do governo de reformar o sistema de aposentadorias — e acontece em plena temporada de férias, afetando milhares de viajantes que tinham como destino o verão Europeu.

No Aeroporto de Bruxelas-Zaventem, principal terminal do país, quase todos os voos de partida foram cancelados, segundo a administração local. Voos de chegada também sofreram cortes e atrasos. Já no aeroporto de Charleroi, ao sul da capital, todos os voos foram suspensos por falta de pessoal, afetando passageiros de companhias como Ryanair e Wizz Air.

A expectativa é que mais de 90 mil passageiros passem diariamente pelos terminais nos próximos dias, o que pode gerar novos atrasos e congestionamentos mesmo após o fim da paralisação.

Protesto contra reforma da previdência

A greve foi convocada por grandes sindicatos belgas, que protestam contra mudanças propostas pelo governo federal, incluindo:

Aumento da idade mínima para aposentadoria;
Fim de regimes especiais para determinadas categorias de trabalhadores.

De acordo com os organizadores, a reforma penaliza trabalhadores que começaram cedo ou exercem funções fisicamente exigentes. Esta já é a quinta greve geral realizada no país em 2025.

Direitos dos passageiros

As companhias aéreas estão sendo obrigadas a notificar os passageiros afetados sobre cancelamentos, reembolsos ou remarcações.

Embora a greve seja considerada uma “circunstância extraordinária” — o que dispensa as empresas de pagar compensações financeiras — os viajantes ainda têm direito à assistência básica, como alimentação, hospedagem e transporte alternativo, de acordo com o regulamento europeu EC 261/2004.

Recomendações

A administração dos aeroportos aconselha que os passageiros:

  • Verifiquem com antecedência o status de seus voos nos sites das companhias;
  • Cheguem ao aeroporto com mais tempo do que o habitual;
  • Avaliem alternativas por terra, como trens ou ônibus, em caso de cancelamentos.

Clima de incerteza

Ainda não há previsão oficial para o encerramento da greve. Os sindicatos não descartam novas mobilizações caso não haja avanços nas negociações com o governo. Com o início das férias escolares na Europa, o temor é de que o caos nos aeroportos se agrave nas próximas semanas.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!