
A primeira noite de desfiles do Grupo Especial no Sambódromo , realizada neste domingo (02), resultou na remoção de 67,6 toneladas de resíduos .
A operação de limpeza da Comlurb recolheu 42 toneladas da área interna, 6,8 toneladas de materiais recicláveis e 18,8 toneladas na parte externa da Marquês de Sapucaí .
Além do Sambódromo, os blocos de rua que tomaram as ruas da cidade no domingo produziram 104,3 toneladas de resíduos. Entre os destaques, o Cordão do Boitatá gerou 12,7 toneladas, seguido pelo bloco Areia , com 9,54 toneladas, e o Simpatia é Quase Amor , que acumulou 8,5 toneladas de resíduos. Já os desfiles na Intendente Magalhães , na Avenida Chile e os bailes populares espalhados pelos bairros somaram 131 toneladas de resíduos.
Esquema especial de limpeza
Para garantir a limpeza eficiente durante o Carnaval , a Comlurb mobilizou 8.500 garis , distribuídos entre o Sambódromo, blocos de rua, Intendente Magalhães e demais pontos da festa. A operação conta com mais de 200 veículos e 12.500 contêineres de diferentes capacidades (240 litros e 1.200 litros) para facilitar o descarte correto pelos foliões .
A limpeza ocorre antes, durante e após os eventos carnavalescos, abrangendo vias principais, ruas de acesso e áreas adjacentes. Os serviços incluem varrição mecanizada , lavagem das ruas , esvaziamento de papeleiras e remoção de resíduos .
Neste ano, a Comlurb dobrou o uso de produtos de higienização, utilizando 20 mil litros de sabão e 5 mil litros de essência de eucalipto, aplicados principalmente em áreas de banheiros químicos e locais de maior concentração de foliões.
Além das ruas e avenidas, a companhia também realiza a limpeza dos postos médicos montados nos desfiles dos megablocos e nos quatro postos do Sambódromo, com dois garis dedicados a cada unidade.
A operação de limpeza segue ao longo do Carnaval, garantindo que a cidade se mantenha organizada mesmo diante do grande volume de foliões e resíduos gerados.