
Três homens morreram no nordeste do Japão em um acidente que as autoridades suspeitam estar relacionado à inalação de gás de fontes termais do país.
Segundo o jornal The Guardian, as vítimas trabalhavam em um hotel e foram encontradas em uma região montanhosa perto da cidade de Fukushima na terça-feira (18). Na região onde os corpos foram achados, foram registradas altas concentrações de sulfeto de hidrogênio, um subproduto tóxico de fontes termais vulcânicas.
Os homens— o gerente do Kagetsu Highland Hotel, um membro da equipe e o diretor administrativo da empresa que administra o hotel — estavam realizando uma manutenção de rotina na fonte termal, quando se acredita que eles inalaram o gás em alta quantidade, informou a mídia japonesa.
De acordo com o jornal Asahi Shimbun, um médico no local confirmou a morte das três pessoas, mas as autoridades ainda não determinaram a causa oficial.
Junichi Endo, presidente da Takayu Onsen Tourism Association, disse que a presença de neve pesada na área "pode ter causado o acúmulo de sulfeto de hidrogênio", de acordo com o The Guardian.
A neve tinha 110 cm de profundidade na segunda-feira, quando os homens saíram para realizar a manutenção, e aumentou para 146 cm no dia seguinte, quando seus corpos foram encontrados caídos perto de uma trilha na montanha.
A temperatura caiu para -7,7 °C, disse a agência de notícias Kyodo.
O gás dos resorts de águas termais do Japão é considerado bom para pressão alta, dores nas articulações e outras doenças, mas pode ser perigoso se inalado em altas concentrações.
Águas termais
As águas termais são águas aquecidas sob a terra, seja pelo processo de geotermia, que é o calor da própria terra, ou por ação de vulcões. Elas brotam no solo com temperaturas entre 36,5°C e 37,5°C, e, em alguns casos, podem ser ainda mais quentes.
Além das altas temperaturas, essas águas possuem grandes quantidades de minerais que fazem bem para a pele e para todo o organismo, como potássio, selênio, cálcio, zinco, cloretos e magnésio.
Embora a maioria das fontes termais não sejam venenosas, há algumas, conhecidas como fontes termais sulfúricas, que contêm grandes quantidades de ácido sulfúrico e emitem um gás mortal chamado sulfeto de hidrogênio.
O parque nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos, tem esse tipo de fonte e o Japão tem algumas. Se a fonte termal for uma casa de banho, então a segurança é mais confiável. Contudo, é preciso tomar cuidado com fontes termais naturais.