Garis limpam ruas do Rio de Janeiro após primeiro final de semana de blocos de Carnaval
William Werneck/ Divulgação
Garis limpam ruas do Rio de Janeiro após primeiro final de semana de blocos de Carnaval


Os dois primeiros dias de blocos de Carnaval de rua no Rio de Janeiro geraram cerca de 28 toneladas de lixo. A festividade começou oficialmente durante o último final de semana, nos dias 1 e 2 de fevereiro. 

A coleta foi realizada pela Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana) e aconteceu antes, durante e após a passagem dos blocos de rua. A prefeitura realiza operação maior que a de 2024.

Lugares com mais lixo

De acordo com comunicado da prefeitura do Rio de Janeiro, os blocos que mais geraram lixo foram:

  1. Liga de Blocos e Bandas da Zona Portuária, na Praça Mauá: 12 toneladas;
  2. Carrossel de Emoções, Centro: 6,6 toneladas;
  3. Bloco Chá da Alice, Centro: 6,3 toneladas. 
  4. Ensaio Técnico do Grupo Especial, Sambódromo: restante do peso.

Megaoperação de limpeza

A cidade pediu a Comlurb uma atuação especial durante o Carnaval, acontecendo de modo integral durante os desfiles de blocos de rua.

“O trabalho é realizado nas vias principais em que os blocos desfilam e em todo o entorno, incluindo as vias de acesso e ruas adjacentes, com os serviços de varrição mecanizada, lavagem, esvaziamento de papeleiras e contêineres e remoção de resíduos,” informou a prefeitura.


Além disso, os agentes de limpeza contam com pulverizadores completos com essência de eucalipto para “manter o ambiente mais agradável.” 

Em 2025, a equipe usará  mais que o dobro de produtos do ano anterior: 20 mil litros de sabão e 5 mil litros de essência. A principal área de atuação são os banheiros químicos.

Força-tarefa de limpeza

A prefeitura do Rio, para entender a demanda de limpeza, dividiu os blocos em três tamanhos: pequeno, médio e mega. Os maiores têm 160 garis e 16 agentes de limpeza dedicados.

Até o fim das comemorações do Carnaval, em 9 de março, a Comlurb espera empregar 7,5 mil garis e 73 agentes de limpeza.

No total, devem ser disponibilizados:

  • 10 mil contêineres de 240 litros de água;
  • 1 mil contêineres de 1200 litros em áreas de concentração dos blocos;
  • 125 pulverizadores;
  • 62 caminhões compactadores;
  • 52 carros lavadores (pipa, vans lava-jato, jateadeiras)
  • 16 caminhões satélites
  • 13 varredeiras de médio porte
  • 8 varredeiras de grande porte
  • 5 carrinhos elétricos.

Fiscalização

Além disso, haverá fiscalização constante de equipes Lixo Zero, responsáveis por fiscalizar infrações como urinar em público e jogar dejetos na rua. O primeiro final de semana teve 21 infrações.

Conforme o artigo 103-A da Lei de Limpeza Urbana, quem for pego urinando na rua receberá multa de R$ 805,07, e quem jogar lixo na rua - incluindo embalagem de alimentos ou bebidas e bitucas de cigarro - será multado em R$ 293,85.

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