O maior incêndio da história de Los Angeles continua avançando e agora ameaça bairros de luxo onde moram Arnold Schwarzenegger, LeBron James e a vice-presidente dos EUA, Kamala Harris . A tragédia já consumiu mais de 145 km², o equivalente a 1,5 vezes a área de Manhattan, em Nova York.
Na sexta-feira (10), as chamas mudaram de direção e colocaram em risco áreas residenciais como Brentwood e Encino. Cerca de 153 mil pessoas receberam ordens de evacuação obrigatória, enquanto outras 166 mil estão em alerta para sair. A situação também afeta locais importantes, como o Getty Museum, em Brentwood, e o campus da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA).
Maior incêndio da história de Los Angeles já fez 11 vítimas fatais
O incêndio de Pacific Palisades, principal foco das chamas, já destruiu mais de 9 mil hectares. Até agora, apenas 11% do fogo foi controlado. O desastre começou na terça-feira (7) e já deixou 11 mortos, 13 desaparecidos e mais de 2 mil residências destruídas. As autoridades locais temem que o número de vítimas aumente nos próximos dias.
O governo dos Estados Unidos declarou estado de calamidade pública e liberou recursos para apoiar os afetados. A prefeita de Los Angeles, Karen Bass, informou que a FEMA está reembolsando 100% das despesas de resposta ao desastre. Além disso, os moradores impactados podem solicitar assistência pelo site disasterassistance.gov.