O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden , discursou na Casa Branca na tarde da quinta-feira (7) para conversar com o povo pela primeira vez após Donald Trump ganhar as eleições presidenciais. O atual governante pediu à população uma "transição pacífica" para o novo governo.
Biden destacou a "importância de uma transição pacífica de poder e de ser um presidente para todos os estadunidenses." Em diversos momentos, pediu respeito às eleições e ao processo eleitoral.
O presidente também comentou sobre Kamala Harris , vice-presidente dele e candidata pelo partido Democrata. Biden elogiou a corrida eleitoral: "Ela e todo o time devem ficar orgulhosos da campanha que fizeram. [...] Juntos, mudamos os EUA para melhor. Agora, temos 74 dias para terminar o mandato. Vamos fazer cada dia valer a pena."
Discurso de Biden
No discurso, Biden fez algumas declarações patrióticas e pediu para toda a população aceitar e respeitar a decisão do pleito. Alguns dos trechos do discurso:
"Aceitamos a escolha que o país fez. Disse várias vezes: não dá para amar seu país apenas quando você ganha, não dá para amar seu vizinho apenas quando concordam com eles. [...] Algo que espero que possamos fazer, independentemente de quem vocês votaram, é ver uns aos outros, não como adversários, mas como concidadãos americanos. Baixar a temperatura", disse.
As palavras são parecidas com as ditas por Harris na quarta-feira na Universidade Howard : "O resultado dessas eleições não é o que queríamos, não é pelo que lutamos, não pelo que votamos. Mas ouçam: a luz da promessa estadunidense sempre vai brilhar, contando que continuemos lutando."
Assista ao discurso: