Após laudo falso, filha de médico entra com ação para tornar Pablo Marçal inelegível

Ela acusa Marçal de falsidade ideológica, alegando que ele teria divulgado um laudo com assinatura falsificada de seu pai

Pablo Marçal busca uma vaga no segundo turno em São Paulo
Foto: Reprodução/TV Globo
Pablo Marçal busca uma vaga no segundo turno em São Paulo


Carla Maria de Oliveira e Souza, filha do falecido médico José Roberto Souza, entrou com uma ação popular na última sexta-feira, pedindo a inelegibilidade de Pablo Marçal , candidato do PRTB. Ela acusa Marçal de falsidade ideológica, alegando que ele teria divulgado um laudo com assinatura falsificada de seu pai para afirmar que o adversário Guilherme Boulos (PSOL) teria sido internado por uso de cocaína. O médico faleceu em 2022.

Ação popular pede urgência na inelegibilidade

A ação, protocolada por Carla Maria e seu advogado Felipe Torello Teixeira Nogueira, solicita que Marçal seja impedido de concorrer nas eleições deste ano, cujo primeiro turno ocorre neste domingo. Eles também pedem a suspensão ou anulação dos votos que o candidato receber. O caso foi sorteado e está nas mãos da juíza Luiza Barros Rozas Verotti, da 13ª Vara de Fazenda Pública do Tribunal de Justiça de São Paulo.

Apesar disso, o nome e o número de Pablo Marçal ainda estarão nas urnas para o primeiro turno. Segundo especialistas, a ação popular tramita na esfera cível e não há decisão até o momento. Dependendo do julgamento, o caso poderá ser encaminhado para a Justiça Eleitoral.

A irmã de Carla, Ana Garcia de Souza, publicou um vídeo nas redes sociais, reforçando que a assinatura atribuída ao médico é falsa, afirmando que ele jamais trabalhou na clínica mencionada por Marçal.

Laudo falso é confirmado por peritos

Os peritos que analisaram o laudo confirmaram a falsificação  da assinatura do médico José Roberto Souza. Eles utilizaram o método grafotécnico, que avalia traços únicos de cada pessoa, como a inclinação e o espaçamento entre as letras, para concluir que a assinatura foi imitada e não é autêntica.