Trump oficializa senador J.D. Vance como vice-presidente em sua chapa

Político de Ohio tem 39 anos e foi fuzileiro naval; eleição nos Estados Unidos está marcada para 5 de novembro

Donald Trump em um comício em Doral, Flórida, em 9 de julho 2024
Foto: AFP
Donald Trump em um comício em Doral, Flórida, em 9 de julho 2024

O republicano  Donald Trump oficializou, nesta segunda-feira (15), o senador J.D. Vance , de 39 anos, como seu vice na disputa pela presidência dos  Estados Unidos - a votação acontece em 5 de novembro. Através das redes sociais, o ex-mandatário exaltou a trajetória do político de Ohio. 

"Após longa deliberação e reflexão, e considerando o tremendo talento de vários outros postulantes, decidi que a pessoa mais adequada para assumir o cargo de vice-presidente dos Estados Unidos é o senador J.D. Vance, do Grande Estado de Ohio", escreveu Trump na "Truth Social". 

Segundo Trump, seu vice "serviu honrosamente os EUA no Corpo de Fuzileiros Navais" e "teve uma carreira empresarial de muito sucesso nas áreas tecnologia e finanças".

No comunicado, Trump disse que o senador "estará fortemente focado nas pessoas pelas quais ele lutou tão brilhantemente, os Trabalhadores e Agricultores Americanos na Pensilvânia, Michigan, Wisconsin, Ohio, Minnesota e de todo o país". 

1 /5 Donald Trump, confirmado como candidato do partido Republicano à presidência dos Estados Unidos, oficializou J.D. Vance como vice em sua chapa Reprodução/X
2 /5 O senador J.D. Vance é visto como uma figura polêmica e que possui resistência de eleitores mais progressistas Reprodução/X
3 /5 Formado em direito por Yale, ele já foi investidor de capital de risco Reprodução/X
4 /5 Antes de se tornar vice na chapa de Trump, J.D. Vance já foi crítico do ex-presidente, chegando a chamá-lo de 'Hitler' Reprodução/X
5 /5 J.D. Vance foi criticado por Joe Biden após a escolha de Trump. O presidente afirma que ele é a favor de aumentar os impostos para a classe média Reprodução/X


A oficialização acontece dois dias depois de Donald Trump ser alvo de uma tentativa de assassinato durante um comício. Ainda nesta segunda, o republicano disse que "deveria estar morto"


Convenção republicana

O anúncio acontece em meio à Convenção Republicana, evento que oficializou Trump como candidato do partido . O ex-presidente também colocou pessoas de sua confiança na liderança do partido, incluindo sua nora Lara Trump como vice-presidente do Comitê Nacional Republicano.

O início da cerimônia foi marcado por um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do atentado do último sábado - Corey Comperatore, de 50 anos, foi morto , e outras duas pessoas ficaram feridas.

De acordo com as autoridades de Milwauke, ao menos 50 mil pessoas são esperadas na convenção, realizada no Fiserv Forum, uma arena no centro da cidade. 

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique  aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp.