Milhares de franceses foram às ruas em todo país, neste sábado (11), em protesto quase unânime contra a proposta de reforma da Previdência apoiada pela maioria dos parlamentares e também pelo presidente Macron de Emmanuel .
O governo planeja aumentar gradualmente a idade mínima de aposentadoria dos franceses para 64 anos de forma gradual até 2030. Hoje a idade mínima para aposentadoria na França é de 62 anos .
A polícia francesa se preparou para o maior protesto entre os que já ocorreram nos últimos dias e estima que entre 600 e 800 mil manifestantes saíram às ruas para dizer não à medida.
Nas redes, circulam vídeos tanto de momentos em que as manifestações estavam pacíficas quanto de conflitos e quebra-quebra.
Russia? Iran? China?
Nope. This is Paris.
Massive protests against Macron and his pension reform plans are happening all across France today.
Nothing to see here. Keep it moving 🤗 #manif11fevrier pic.twitter.com/hsZFJAjr9r— sarah (@sahouraxo) February 11, 2023
Os sindicatos do país também ameaçaram organizar uma paralização em todo país em março. Ele querem que presidente Emmanuel Macron ouça a população que rejeite a proposta de reforma.
Today, A FOURTH wave of protests against Jupiter’s (read: French Pres. Macron's) proposed pension reforms has paralyzed France. Watch as “protesters” in Paris perform their signature move - TORCHING a poor soul's car: pic.twitter.com/60IA9qDaiG
— Steve Hanke (@steve_hanke) February 11, 2023
Segundo pesquisa locais, dois a cada três franceses se opõe à reforma da Previdência. O governo justifica a medida como prevenção para um possível futuro problema de déficit de caixa que pode afetar o pagamento das aposentadorias das próximas gerações.
Até o fechamento desta matéria, o governo francês havia se manifestado sobre os protesto por todo país.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.