O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, segue passos de Putin e anunciou nesta sexta-feira que assim como Rússia, a Turquia vai entregar cereais gratuitamente a países africanos que passam por risco de fome. O anúncio de Moscou ocorrou noo último sábado.
Após a volta da Rússia a um acordo assinado em julho, em Istambul, as exportações de grãos dos portos ucranianos foram retomadas. No sábado, Moscou expressou sua disposição de doar 500 mil toneladas de grãos a países pobres pelos próximos meses, a Turquia contribuirá com as doações.
"Vamos ajudar os países em desenvolvimento", declarou o chefe do Estado turco.
Erdogan disse que os líderes conversarão "mais amplamente sobre o tema durante o G20", que acontecerá em novembro na Indonésia.
"Putin me disse que deveríamos entregar, gratuitamente, grãos para esses países, como Djibuti, Somália, ou Sudão".
Os países do G7 pedirá à Rússia maior prazo no acordo sobre as exportações de grãos ucranianos, que expira em 19 de novembro.
O acordo permitiu exportar 10 milhões de toneladas de produtos agrícolas desde 1º de agosto, aliviando a crise alimentar mundial desatada pela guerra na Ucrânia.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.