PRF descumpre decisão TSE e realiza abordagens em transporte público

Presidente do TSE proibiu realização de qualquer operação contra veículos utilizados no transporte público de eleitores, porém direção da PRF descumpriu decisão

TSE manda PRF explicar operações em transporte público de eleitores
Foto: Reprodução Redes Sociais
TSE manda PRF explicar operações em transporte público de eleitores

A Polícia Rodoviária Federal descumpriu neste domingo (30) de segundo turno de eleição, uma decisão do ministro Alexandre de Moraes  e realizou número recorde de abordagens em transportes públicos.

O jornal Folha de S.Paulo informou que segundo números internos da PRF, o órgão havia realizado 514 ações de fiscalização contra ônibus no Nordeste até as 12h35 .

Assista ao vídeo de um homem postado no Twitter denunciando as ações da PRF no nordeste:

"Pessoal tá querendo votar, agora não sabem eles que aqui tem eleitor do Lula, eleitor do Bolsonaro. E o pessoal tá querendo escolher seu presidente. É um direito do povos brasileiro".

Após o descumprimento da decisão do TSE, a reportagem revela que o número de abordagens no segundo turno é 70% maior do que o que foi registrado no primeiro turno. O texto reitera que "não é possível estimar se essas abordagens ocorrem antes ou depois da votação desses passageiros".

Somente em Alagoas houve ao menos 82 abordagens a ônibus neste domingo 


Trecho de documentos da PRF do Paraná divulgado pela Folha:

"A fiscalização deverá ser focada nos veículos transportadores de passageiros, com o intuito de prevenir acidentes de trânsito nesse período que há um incremento de movimentação de passageiros, e de verificar possíveis crimes eleitorais, especialmente transporte irregular de passageiros ou dinheiro", diz o documento.

Ação do Partido dos Trabalhadores (PT)

O PT protocolou um pedido para que o Tribunal Superior Eleitoral não permitisse que a PRF atuasse a favor do presidente Jair Bolsonaro (PL) por meio da abordagem de veículos de transporte de passageiros. Segundo o PT, a atuação ocorreria para dificultar o deslocamento de eleitores de Lula (PT).

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.