20/2 na história: incêndio em casa noturna dos EUA e tragédia em Portugal marcam data

No dia 20 de fevereiro de 2003, 100 pessoas morreram e mais de 200 ficaram feridas durante um incêndio no The Station Nightclub, em Rhode Island. Na mesma data, mas no ano de 2010, um temporal na Ilha da Madeira, em Portugal, deixou 42 mortos e inúmeros desabrigados. Relembre →

2003: Incêndio em casa noturna em Rhode Island, nos EUA, deixa 100 mortos e centenas de feridos

Durante um concerto da banda Great White em West Warwick, Rhode Island, uma exibição de pirotecnia provocou um incêndio no The Station Nightclub, matando 100 pessoas e ferindo mais de 200 outras. O incêndio foi causado pelo contato do fogo com uma espuma de material inflamável. O caso teve grande comoção nacional, além de modificar algumas leis para o controle de pessoas dentro de casas de espetáculos em todo o país.

Reprodução

2010: enchentes na Ilha da Madeira deixam 42 mortos e centenas de feridos em Portugal

Na madrugada do dia 20 de fevereiro de 2010, as fortes chuvas na Ilha da Madeira causaram a subida do nível do mar e enchentes que abalaram todo o território. 42 pessoas morreram e mais de 200 ficaram feridas e desabrigadas. O acontecimento é lembrado até hoje como uma das maiores tragédias ambientais de Portugal.

Reprodução

2013: NASA descobre o Kepler-37b, o menor exoplaneta conhecido

No dia 20 de fevereiro de 2013, a NASA descobriu o Kepler-37b, um planeta extrassolar que orbita a estrela Kepler-37 - localizada na Constelação de Lyra, a cerca de 210 anos-luz da Terra. Ele é o menor planeta que orbita ao redor de uma estrela similar ao nosso Sol do qual se tem conhecimento. Suas dimensões são "ligeiramente" superiores às da Lua; ou seja, um terço da Terra.

Reprodução

2017: ONU e Sudão do Sul declaram estado de carestia no país

Por conta das guerras e da seca, o Sudão do Sul, no nordeste da África, passa por um período de pobre abastecimento alimentar. No dia 20 de fevereiro de 2017, a ONU declarou estado de carestia no país. Na época, 40% da população sul-sudanesa vivia uma situação urgente de fome. O quadro de pobreza alimentar no país perdura até hoje: estima-se que mais de 5 milhões de habitantes continuam vivendo em condições precárias.

Reprodução