2/2 na história: fim do Apartheid e presidência de Hugo Chávez marcam data

O dia 2 de fevereiro é lembrado, em todo o mundo, pelo fim do Apartheid, regime de segregação racial que assombrou a África do Sul por 42 anos. Relembre este e outros acontecimentos marcantes da data →

1990 - O fracasso do Apartheid e libertação de Nelson Mandela

No dia 2 de fevereiro de 1990, o então presidente da África do Sul, F. W. de Klerk, declarou o fim do regime de segregação racial que vigorou no país por mais de 40 anos. Ele também anunciou a soltura de presos políticos, como Nelson Mandela, e o fim do estado de emergência.

Reprodução

1999 - Hugo Chávez assume a presidência da Venezuela

Eleito em dezembro de 1998, Hugo Chávez assumiu seu mandato como presidente em 2 de fevereiro de 1999. Considerado um dos políticos mais polêmicos e autoritários de sua época, Chávez lutou ativamente contra a influência estadunidense na América Latina.

AP

2014 - Erupção de vulcão na Indonésia mata 15 estudantes

15 estudantes foram mortos por um dos vulcões mais ativos da Indonésia. O grupo tentava assistir a erupção do vulcão, mas foram atingidos por uma nuvem de gás e cinzas.

Reprodução/Twitter

2020 - China constrói hospital em 10 dias para combate à Covid

No dia 2 de fevereiro de 2020, a China anunciou a finalização de um hospital construído em apenas 10 dias para tratar dos infectados da Covid. A medida surpreendeu e assustou as autoridades de todo o mundo, uma vez que o número de casos e falecimentos fora do país não denunciavam a gravidade da doença.

Reprodução/ Xinhua News Agency