27/01 na história: 9 anos do incêndio da Boate Kiss marca data

Em 27 de janeiro, uma tragédia entristeceu o Brasil com o incêndio da Boate Kiss, localizada no estado do Rio Grande do Sul. Além disso, a data também foi marcada pelo impedimento de pessoas muçulmanas entrarem nos EUA e o início da Primavera Àrabe. Relembre →

2011 - Primavera árabe: Revolução Iemenita com mais de 16 mil manifestantes

Após conflitos com a Al-Qaeda e crise política, a Revolta no Iémen, iniciou-se com uma série de protestos e evoluiu para uma revolta armada no país. A primavera árabe consta em protestos para derrubar ditadores, assim sendo, a revolução iemenita começou em 27 de janeiro com mais de 16 mil manifestantes que protestaram em Saná, capital do Iêmen, resultando em uma guerra-civil.

Reproducao%3A Youtube

2013 - Incêndio na Boate Kiss mata 242 pessoas

Há nove anos, no dia 27 de janeiro de 2013, um incêndio tomou conta da Boate Kiss, localizada em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. A tragédia matou 242 pessoas e deixou outras 636 feridas. O acidente foi considerado a segunda maior tragédia no Brasil em número de vítimas em um incêndio.

FOTO%3A AGÊNCIA BRASIL

Causa do incêndio

Após investigações, foi comprovado que a imprudência dos integrantes da banda em usar artefato pirotécnico em ambiente fechado e o fato de haver pessoas além da capacidade prevista no local, causou o incêndio.

Reprodução%3A commons

Julgamento dos culpados

Em dezembro de 2021, quase nove anos depois da tragédia, dois sócios da boate, um integrante da banda e um ajudante da banda foram julgados no Foro Central de Porto Alegre. O júri condenou os quatro réus, com penas de 18 a 22 anos de prisão. Contudo, foi concedida uma liminar aos condenados que os mantém em liberdade.

Reprodução/TJ-RS

2017- Trump impede entrada de muçulmanos e de todos os refugiados nos EUA

Em 27 de janeiro, o então presidente norte-americano, Donald Trump decretou o fechamento temporário das fronteiras para os muçulmanos e para os refugiados de todo o mundo. A decisão aconteceu após Trump mandar construir um muro na fronteira que isolaria os EUA do México. Segundo o ex-presidente, a medida era necessária para proteger os estadunidenses dos imigrantes e refugiados.

Reprodução/Twitter