23/1 na história: terremoto na Turquia e chuvas em BH marcam data

O dia 23 de janeiro é marcado por diversas tragédias climáticas, sobretudo no ano de 2020. Nesse dia, houve um sismo na Turquia, alagamentos em Belo Horizonte e no Espírito Santo. Além disso, a China confirmou o primeiro caso de COVID fora da província inicial da transmissão. Relembre →

2019 - Juan Guaidó se declara presidente interino da Venezuela

O presidente da Assembleia Nacional da Venezuela e líder da oposição a Nicolás Maduro, Juan Guaidó, se declarou presidente interino do país no dia 23 de janeiro de 2019. Ele foi reconhecido pelos governos do Brasil e dos EUA.

Reprodução/Twitter Juan Guaidó

2020 - Sismo na Turquia mata 18 pessoas

Um terremoto atingiu a Turquia no dia 23 de janeiro de 2020. O epicentro do tremor estava no leste do país, na província de Elazig. Ao menos 18 pessoas morreram e mais de 500 ficaram feridas. De acordo com a Anadolu, o terremoto teve magnitude 6,5.

Team Albanians / Twitter / Reprodução

2020 - Enchentes em Belo Horizonte

As chuvas intensas em Belo Horizonte, também no ano de 2020, deixaram 45 pessoas mortas, 13 mil desalojadas e mais de 3 mil desabrigadas. O dia 23 de janeiro teve as chuvas mais fortes e elevou o nível de estragos na capital mineira.

Rede Globo

2020 - Espírito Santo também sofreu com as chuvas

Assim como em Belo Horizonte, o estado do Espírito Santo também sofreu as consequências das chuvas do dia 23 de janeiro. Neste dia, em 2020, o governo federal reconheceu o estado de calamidade pública no ES. Sete pessoas morreram e mais de 3,2 mil ficaram desabrigadas.

Reprodução/Redes Socias

2020 - Primeira morte por covid fora da área inicial de transmissão

No dia 23 de janeiro de 2020, a China confirmou a primeira morte por coronavírus fora da província onde estava o epicentro da infecção, em Hubei. Com isso, a população de pelo menos 3 cidades da região ficou isolada.

Reprodução/ BBC News Brasil

2021- Protestos em toda a Rússia após a prisão de Alexei Navalny, opositor de Putin

Mais de 60 cidades da Rússia organizaram protestos contra a prisão de Navalny, o principal crítico de Putin. Ele se tornou um dos maiores adversários do mandatário após criticar sua forma de governo e endereçar a ele imóveis de luxo, provenientes de supostos esquemas de corrupção.

O Antagonista