21/1 na história: acusação da Vale pela tragédia em Brumadinho e primeiro caso de Covid nos EUA marcam data

No dia 21 de janeiro de 2020, o Brasil assistia a mais um capítulo de um dos maiores desastres ambientais no país. A data também marca acontecimentos importantes nos Estados Unidos, como protestos e o primeiro caso de Covid. Relembre →

1927 - Primeiro filme sonoro da história é exibido em Nova York

O filme "O cantor de Jazz", inspirado na peça de mesmo nome, é um grande marco para a história cinematográfica. Ele foi o primeiro a trazer falas e músicas em seu enredo, modernizando a tecnologia da indústria e apontando o fim do cinema mudo.

Reprodução

2017 - Marcha das mulheres contra Donald Trump

Estima-se que pelo menos 3 milhões de pessoas se reuniram em toda a extensão dos Estados Unidos, usando roupas e acessórios cor-de-rosa, para protestar contra comentários misóginos feitos pelo até então presidente recém-eleito, Donald Trump.

Reprodução/Twitter

2020 - Ex-presidente da Vale é acusado de homicídio doloso pela tragédia em Brumadinho

No dia 21 de janeiro de 2020, quase um ano após a tragédia em Brumadinho, o Ministério Público de Minas Gerais denunciou 16 pessoas - entre elas, o ex-presidente da Vale, Fábio Schvartsman - por homicídio doloso e crime ambiental. Cada uma das pessoas responde por 270 homicídios dolosos, número total de mortos contabilizados no episódio.

MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

2020 - Estados Unidos confirmam primeiro caso de Covid-19

Em 2020, no dia 21 de janeiro, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) anuncia ao mundo a confirmação do primeiro caso de Covid-19 nos EUA. O vírus foi detectado num homem de 35 anos, que residia no estado de Washington. Atualmente, o vírus já vitimou mais de 850 mil pessoas no país.