CPI da Covid: relembre os momentos marcantes da comissão nessa semana

Prisão, convocações, devassa em contrato e muito mais →

Crise com militares

Presidente do Senado se reuniu com o ministro da defesa, general Braga Netto, apos Forças Armadas dizerem que "não aceitarão ataques levianos" de parlamentares. O presidente da Comissão, Omar Aziz, disse que as Forças Armadas estavam “muito envergonhadas” ao ver um membro de sua corporação envolvidos em esquemas de corrupção. A crise estava estabelecida.

Divulgação/Agência Senado/Edilson Rodrigues

Prisão de Roberto Dias

Ao prestar depoimento na CPI da Covid no Senado na quarta, o ex-diretor de Logística do Ministério da Saúde, Roberto Dias, acabou preso em flagrante por falso testemunho. A ordem partiu do presidente da comissão, senador Omar Aziz (PSD-AM), após a revelação de áudios que desmentem a versão de Dias sobre o encontro acidental com o cabo da Polícia Militar Luiz Paulo Dominguetti, em um restaurante de Brasília, onde o policial diz que o ex-diretor pediu propina de um dólar por dose de vacina .

Pedro França/Agência Senado

Devassa em contrato

Senadora Simone Tebet (MDB-MS) apontou indícios de falsificação em documento que o governo aponta ser o verdadeiro. O documento citado pela parlamentar é um contrato apresentado pelo ministro chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República Onyx Lorenzoni. Dito como o verdadeiro para a compra da vacina indiana contra Covid-19 Covaxin, foi usado por Lorenzoni para acusar o deputado Luis Miranda (DEM-DF) de falsificação de documentos. Luis Miranda desmentiu .

Divulgação/Agência Senado/Edilson Rodrigues

Omar Aziz e Randolfe ironizam Bolsonaro

"Eu nunca lhe chamei de genocida. Eu nunca te acusei de ser ladrão", disse o presidente. "Nunca te acusei de rachadinha", completou. Randolfe Rodrigues ironiza. Veja o vídeo.

Jefferson Rudy/Agência Senado

Convocação de Onyx Lorenzoni

Durante a sessão da CPI da Covid desta sexta-feira (9), a cúpula da Comissão reclamou que o governo não a envia documentos sobre a negociação da vacina indiana Covaxin. Com a obstrução de informações, o relator Renan Calheiros (MDB-AL), defendeu a convocação do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Onyx Lorenzoni.

Agência Brasil

Prorrogação dos trabalhos

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), deve autorizar a prorrogação da CPI da Covid na próxima terça-feira, 13 de julho. A decisão, que dá mais três meses aos trabalhos da CPI, foi comunicada aos integrantes da comissão. Com prazo inicial de 90 dias, a comissão tinha previsão de terminar em 7 de agosto. Mas aparentemente termos mais reuniões.

Waldemir Barreto/Agência Senado