Gabinete paralelo: veja quem são os integrantes

Saiba quem são as pessoas que aparecem nas imagens divulgadas na semana passada de uma reunião com Bolsonaro em setembro de 2020 sobre o tratamento precoce.

Osmar Terra

Ex-ministro da Cidadania, o deputado federal Osmar Terra (MDB) estava ao lado de Bolsonaro na reunião. Pelo vídeo, ele aparenta ser o idealizador do encontro. Uma pessoa chega a chamá-lo de "padrinho" do evento. Na pandemia, Terra vem falando de dados errados sobre o coronavírus nas redes sociais e entrevistas. Defende a “imunidade de rebanho”. natural, sem vacina. Questiona as vacinas e o distanciamento social.

Reprodução/TV Globo

Paolo Zanotto

Biólogo, virologista, e professor do departamento de Microbiologia da USP. Se referiu ao gabinete paralelo como “shadow cabinet” e disse não querer participar inicialmente dele, por não ser especialista em vacinas. Mas na reunião questionou a eficácia das vacinas contra a covid-19, mesmo elas apresentando resultados positivos.

Reprodução/IEA USP

Nise Yamaguchi

Médica oncologista, foi convidada por Bolsonaro a integrar o gabinete de crise de combate ao coronavírus em abril de 2020. Declarou à imprensa que seu papel era reunir produções científicas sobre cloroquina e liderar um processo de flexibilização das regras para a substância. Chegou a ser cotada para o Ministério da Saúde duas vezes, com a saída de ministros em 2020.

Divulgação/Agência Senado/Jefferson Rudy

Arthur Weintraub

Ex-assessor da Presidência da República, gravou vídeos em que diz ter recebido orientação do presidente para estudar o uso da cloroquina para Covid-19, afirmando ter conversado sobre o tema com Nise Yamaguchi e Paolo Zanotto. Admitiu aconselhar Bolsonaro sobre medicamentos a serem usados contra o coronavírus, mas negou que isso possa ser chamado de "gabinete paralelo".

Divulgação/Câmara dos Deputados/Pablo Valadares

Antônio Jordão

Oftalmologista e presidente da Associação Médicos Pela Vida - principal grupo de promoção do tratamento precoce, com uso da cloroquina e da ivermectina, contra a covid-19, contrariando a OMS. Também estava ao lado e Bolsonaro na reunião de setembro. Entregou um manifesto de apoio ao presidente pela condução da pandemia. Sugeriu que os medicamentos do "tratamento precoce" fossem distribuídos em farmácias e na rede pública.

Getty Images