Campanha busca uma testagem em massa no município
Divulgação/MS
Campanha busca uma testagem em massa no município

RIO — Nesta quarta-feira, a prefeitura de Niterói deu início a um esquema de testagem rápida e gratuita para a Covid-19, feito por meio de um sistema de drive-thru, em que o passageiro não precisa sair do carro para ser testado. As estruturas foram colocadas em dois pontos da cidade: no Skate Parque Carlos Alberto Parizzi, em São Francisco; e na saída do Túnel Charitas-Cafubá, na Avenida Doutor Raul de Oliveira Rodrigues, no Cafubá, com 100 exames diários para ambas locações.

Durante as primeiras horas, o público que se submeteu a fazer o teste elogiou a eficiência do esquema. Entre o período das 9h ao meio-dia, 49 testes tinham sido realizados, com apenas dois resultados positivos. A assistente administrativa Carmen Lúcia Polivier, de 62 anos, que integra o grupo de risco de contágio pela idade, e por ser hipertensa, disse que não demorou mais de cinco minutos a partir do momento que entrou na fila dos veículos até o fim do exame.

— A fila estava pequena, tinha só uns quatro carros na minha frente. Não se perde muito tempo para fazer o teste e, lá, não vi possibilidade de se formar aglomeração — conta Carmen, que, enquanto chegava em casa depois de fazer o teste, recebeu no celular o resultado negativo para o novo coronavírus.

A iniciativa partiu da prefeitura de Niterói, que adquiriu 50 mil exames rápidos e, em parceria com o Instituto D´Or de Pesquisa e Ensino, desenvolveram o aplicativo Dados do Bem, no qual o usuário se cadastra, preenche um formulário e agenda a realização do teste pelo drive thru. Para conseguir realizar o procedimento, gratuito a qualquer morador de Niterói, é necessário estar cadastrado e com o agendamento confirmado, e o resultado chega também pelo celular alguns minutos depois.

— Eu fui com o meu filho, mas ele não conseguiu fazer porque não estava marcado. Descobrimos lá a obrigatoriedade do agendamento. Eu fiz (o cadastro) de imediato, quando soube do aplicativo, porque estava com alguns sintomas. Lá, o meu filho foi orientado a fazer o agendamento — diz Carmen.

Você viu?

Ao chegar em um dos pontos, o motorista confirma se, de fato, fez o cadastro e está agendado e, em seguida, segue para o preenchimento de uma ficha rápida com um profissional da saúde e recebe álcool em gel para higienizar as mãos; depois, com uma agulha descartável, uma pequena amostra de sangue é retirada e levada para a análise. Feito isso, a pessoa está liberada para sair, e, caso o resultado seja positivo, uma série de instruções são enviadas pelo aplicativo.

Os tipos de exame adquiridos pela prefeitura foram o teste rápido sorológico, que, de acordo com o protocolo desenvolvido pela Fundação Municipal de Saúde, Universidade Federal Fluminense ( UFF ) e a Fundação Oswaldo Cruz, pode ser realizado em pessoas com sintomas de Covid-19 a partir do oitavo dia. O cardiologista Rodrigo Alves, de 49 anos, foi neste primeiro dia por segurança, pois, apesar de não estar na linha de frente do combate, continua a ter contato com pacientes no consultório. Depois de ter alguns sintomas que podem ser do novo coronavírus, ele achou melhor testar.

— Eu fiquei sabendo pelo aplicativo Dados do Bem, que já circula nos grupos de WhatsApp de médicos. Em 24 horas, eles já tinham agendado meu exame para fazer. Eu fiz o meu cadastro na segunda-feira e hoje já fiz o exame e recebi o resultado negativo , felizmente. Eu apresentei uma coriza, dor de garganta e diarreia. Não tive febre, nem tosse, mas como tenho contato direto com paciente em consultório, achei melhor precaver. O exame foi muito tranquilo, bem rápido até, se o processo demorou dez minutos, foi muito — relata o médico.

Leia mais: Covid-19: na Bahia, aglomerações ilegais são interrompidas pela polícia

Em ambos pontos, os exames ocorrem de 9h às 17h, e no dia do teste é necessário levar o celular com o QR code e a carteira de identidade. Cidadãos de Niterói que não têm carro e desejam fazer o exame gratuito, podem ir nas Policlínicas, unidades do Médico de Família ou unidades básicas de saúde da cidade. Nestes pontos, o cadastro não é necessário e o resultado sai em 15 minutos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!