Cidade de Santos
Shutterstock
Prefeitura de Santos afirmou ter 101 casos suspeitos

Cidades que compõem a Baixada Santista , no litoral de São Paulo, somam 253 casos suspeitos de coronavírus . Esse número ainda não foi oficializado pelo Ministério da Saúde, mas prefeituras tornaram o dado público nos últimos dias.

A prefeitura de Santos divulgou na última quinta-feira (19) que há 101 casos suspeitos de coronavírus na cidade sendo investigados pela Seção de Vigilância Epidemiológica (Seviep). Do total, 11 pessoas estão internadas, sendo sete delas em UTI.

Leia também:  Transmissão do coronavírus só vai cair de forma brusca e setembro, diz Mandetta

Santos registra o maior número de casos de toda a Baixada Santista. Nove medidas restritivas foram definidas nesta quinta-feira (19) pelos prefeitos da Baixada Santista, para conter o covid-19 na região. As medidas incluem o fechamento, a partir desta sexta-feira (20), de shoppings, com exceção dos serviços essenciais, como supermercados e farmácias.

Também serão fechadas casas noturnas, academias e templos religiosos. Haverá proibição total do acesso às praias a munícipes e turistas, incluindo comércio ambulante, barracas, cadeiras e guarda-sol. Além dessas medidas, foi recomendada redução do atendimento em restaurantes, bares e lanchonetes.

Haverá  restrição total do funcionamento da rodoviária, exceto para profissionais de saúde, assistência social e segurança, com suspensão das atividades de hotéis e pousadas a partir de segunda-feira (23) e controle dos imóveis de veraneio.

“São Paulo é o epicentro do novo coronavírus no Brasil e estamos tendo uma curva de crescimento maior que a da Itália. É preciso prevenir. Fazemos um apelo para que as pessoas fiquem em casa”, afirmou o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, em coletiva de imprensa após a reunião.

Coronavírus se espalha e ameaça colapsar rede de saúde do Brasil

A prefeitura do Guarujá, destino popular durante as férias de verão, confirmou o primeiro resultado positivo da região. O Instituto Emílio Ribas, localizado na cidade, afirmou que o paciente estava em Peruíbe e foi levado para o hospital por ser referência.

Ele apresentou sintomas respiratórios e foi internado nesta quinta-feira (19). A contraprova será processada pelo Instituto Adolfo Lutz, laboratório estadual.


Confira lista de casos suspeitos na Baixada Santista:

Santos: 101 casos suspeitos.

Praia Grande:  67 casos suspeitos são acompanhados na cidade. Os pacientes estão em isolamento domiciliar aguardando resultado do exame. Oito casos já foram descartados anteriormente. A cidade é a segunda com maior número de suspeitas.

Guarujá: Secretaria de Saúde informou que monitora 17 novos casos suspeitos do novo coronavírus, somando 46 na cidade nesta sexta-feira (20). Todos os pacientes estão em isolamento domiciliar e aguardam resultados de exames. A prefeitura informa que a maioria deles viajou para China ou Itália.

Bertioga: 15 pacientes são monitorados em isolamento social domiciliar, de acordo com a prefeitura.

São Vicente: Secretaria de Saúde informou nesta sexta-feira (20) que monitora 12 casos suspeitos. De acordo com a prefeitura, os pacientes têm quadros de saúde estáveis e todos estão em isolamento social.

Cubatão:  Secretaria de Saúde afirmou ter quatro casos suspeitos. Os pacientes estão bem e aguardam resultados dos exames.

Itanhaém:  há três casos suspeitos do coronavírus, que estão sendo investigados e acompanhados pela Vigilância Epidemiológica da cidade. Todos passam bem e estão em isolamento domiciliar aguardando o resultado dos exames.

Mongaguá: há dois casos suspeitos na cidade, que aguardam resultados dos exames.

Peruíbe:  prefeitura informou que há oito suspeitos de coronavírus, todos com histórico de viagem ou contato com algum caso confirmado. Eles permanecem em isolamento domiciliar e apresentaram sintomas como febre ou problemas respiratórios.

    Veja Também

      Mostrar mais