Para a maioria dos brasileiros, investimento no social é a melhor maneira de conter a violência
Reprodução
Para a maioria dos brasileiros, investimento no social é a melhor maneira de conter a violência


A maioria dos brasileiros acredita que o governo deve investir mais em áreas sociais , como educação e criação de empregos , do que em segurança para combater a violência . Pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira pelo jornal "Folha de S. Paulo" aponta que para 57% dos entrevistados o investimento no social é mais importante do que aumentar o número de policiais treinados e equipados nas ruas, opinião representada por 41%. Outros 2% não souberam responder.

O índice da quem acha melhor priorizar o social é alto até entre os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que, historicamente, defende investimentos na estrutura das polícias e uma política de segurança mais dura para combater a violência no país. Para 51%, dos que avaliam o governo como ótimo ou bom, a prioridade deve ser nas áreas sociais, contra 47% que acreditam que se deve valorizar mais as polícias.

Recorte

Segundo o levantamento, o que mais influencia essa percepção é idade, escolaridade e renda dos entrevistados. Quanto menor a idade, maior o índice dos que acreditam que o investimento deve ser prioridade nas áreas sociais . Já os entrevistados mais pobres e menos escolarizados tendem a defender o investimento nas polícias.

O Datafolha ainda fez um corte por regiões do país. No Sudeste está o maior índice dos que apoiam mais investimentos no social para conter a violência : são 63% contra 35% daqueles que defendem priorizar as polícias. No Nordeste, o cenário é de 50% a 47%, respectivamente.

Medo de sair à noite

O Datafolha perguntou ainda aos entrevistados se eles têm medo de sair pela cidade depois de anoitecer. Setenta e dois por cento responderam que têm medo, e 28% não. Do total, 50% disse ter muito medo, e 22% ter um pouco de medo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!