Tamanho do texto

Estudantes que não fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio em novembro, podem fazer a prova neste final. Inep garantiu "isonomia entre os candidatos", com provas diferentes e com a mesma dificuldade

Enem será aplicado neste fim de semana para mais de 270 mil inscritos
Suami Dias/ GOVBA - 25.07.2016
Enem será aplicado neste fim de semana para mais de 270 mil inscritos

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicado para neste sábado (3) e domingo (4) para 277.624 candidatos que não puderam fazer a prova na primeira aplicação, em novembro, devido as ocupações nas escolas e nas universidades públicas pelo País.

LEIA MAIS:  + Segunda aplicação do Enem ocorre neste sábado e domingo: tire todas as dúvidas

Segundo o Ministério da Educação (MEC), o Enem será aplicado em quase todo o País, ficando de fora apenas quatro Estados: Roraima, Acre, Amazonas Amapá. Os candidatos devem chegar aos locais de prova antes das 13h, horário em que os portões se fecham para começar o exame às 13h30.

A prova deste sábado tem duração de quatro horas e meia e 90 questões das áreas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias. No segundo dia serão cinco horas e 30 minutos para as provas de redação, linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.

Os candidatos que vão fazer a prova neste final de semana não podem esquecer de levar documento de identificação com foto, caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente. Para evitar ser punido e não realizar a avaliação o estudante não pode carregar aparelhos eletrônicos, como por exemplo,  o celular, que deve ser colocado em embalagem porta-objeto, que será entregue ao candidato pelo fiscal que aplicará o exame.

LEIA MAIS : Polícia Federal conclui que houve vazamento do Enem 2016

Segunda aplicação

No total o Enem será aplicado em 165 municípios e em 418 locais de prova, segundo dados do Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O instituto informou ainda que 98,52% dos estudantes que vão fazer o Enem neste final de semana não puderam participar da prova realizada em novembro, devido as ocupações ocorridas em escolas, universidades e institutos federais durante o mês no mês passado.

Outros 4.103 (1,47%) foram afetadas por contingências como a interrupção do fornecimento de energia elétrica em locais de aplicação. As provas aplicadas neste final de semana serão diferentes, mas o Inep afirmou que será totalmente diferente da aplicada no mês passado. “garantirá a isonomia entre os candidatos”, afirma o Inep.

Minas Gerais tem o maior número de inscritos para a segunda aplicação do Enem: 72.302 pessoas. Outras unidades federativas que se destacam são Paraná  com 43.617, Bahia com 37.927 inscritos, o Espírito Santo com 23.486, Pernambuco  com 17.155 e o Rio de Janeiro com 16.451 participantes.

*Com informações da Agência Brasil

LEIA MAIS:  Enem 2016: de intolerância religiosa a Chico Buarque; professor comenta

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.