Voto vale mais que ideologia para PMDB-MS

Legenda no Estado está dividida entre três caciques com perfis distintos: Puccinelli, Trad e Valter Pereira

Celso Bejarano iG Campo Grande |

O PMDB de Mato Grosso do Sul está dividido pelos interesses distintos de três caciques. São eles o governador Andre Puccinelli, o prefeito de Campo Grande, Nelsinho Trad e o senador Valter Pereira.

Cada ala, embora da mesma sigla, não adota posições ideológicas iguais e, na prática, segue rumos antagônicos.

Pereira não gosta de Puccinelli, apóia Zeca do PT e quer ver Dilma presidente.

O governador não tem simpatia alguma por Lula, não queria a vitória de Dilma, mas em nome do voto, mostra a dupla em seu programa eleitoral. Além disso, Puccinelli esqueceu o tucano José Serra, seu aliado no início da campanha.

As controvérsias entre os peemedebistas caíram na evidência ontem, quando o primeiro suplente ao Senado na chapa de Puccinelli, Edil Albuquerque, vice-prefeito de Campo Grande, desistiu da eleição. Ele correu do páreo por discordar de Puccinelli, tido por ele como uma espécie de dono do partido no Estado.

A terceira ala é comandada pelo prefeito Nelsinho Trad, uma incógnita política. Quando ele vê Dilma ou Lula, garante que prefere o PT na presidência, mas deixa clara sua repulsa pela candidatura de Zeca do PT.

Em comum, porém as três alas já pensam nas duas próximas eleições, de 2012 e 2014, com direito a rupturas, mais à frente.

Enquanto Trad pensa em lançar o irmão, deputado estadual, como seu sucessor, já está de olho na vaga de Puccinelli.

Já o governador lançou como vice a ex-prefeita de Três Lagoas, Simone Tebet e herdeira política do pai, o presidente do Senado, Ramez Tebet, morto em 2006. Grupos ligados ao governador acham que Simone é a aposta dele. Se isso acontecer, a briga é certa e a dobradinha Nelsinho-Puccinelli, em vigor vigor há 15 anos, deve azedar de vez.

Já Valter Pereira pensa na vitória de Dilma e algum espaço no governo federal.

    Leia tudo sobre: Eleições MSEleições Puccinelli

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG