Piloto espanhol afirma ter visto lampejo de luz branca

Um piloto da companhia aérea espanhola Air Comet que fez o voo Lima-Madri na madrugada de segunda-feira, quando desapareceu o avião da Air France sobre o Atlântico com 228 pessoas a bordo, afirmou ter visto um forte e intenso lampejo de luz branca na zona onde a aeronave pode ter caído.

Redação com agências |

O comandante do voo 974 da Air Comet redigiu um relatório no qual descreveu o que viu no momento e submeteu o mesmo à diretoria da companhia, a Air France e à Direção Geral Espanhola de Aviação Civil, segundo o jornal El Mundo.

"De repente, observamos ao longe um forte e intenso lampejo de luz branca que assumiu uma trajetória vertical que se desvaneceu em seis segundos", descreveu o piloto.

O co-piloto e uma passageira também foram testemunhas, segundo o jornal.

Veja no infográfico a rota do airbus Voo 447 da Air France

No momento, o avião da Air Comet estava em uma latitude de sete graus ao norte do Equador e a uma longitude de 49 graus ao oeste, enquanto o avião desaparecido, que cobria a rota Rio-Paris, estava no Equador e 30 graus ao oeste, acrescenta o El Mundo.

"Pela coincidência da hora e do local, ponho a seu conhecimento estes fatos caso sejam de utilidade no esclarecimento do ocorrido", afirma o piloto no relatório.

Segundo o jornal "El Mundo", "o informe deste piloto coloca sobre a mesa uma das hipótesis citadas como causa do acidente: a explosão de uma bomba a bordo do avião".

Manchas de óleo

Nesta quarta-feira, o ministro de Defesa, Nelson Jobim, disse que a localização de manchas de óleo no local do acidente com o Airbus da Air France pode excluir a hipótese de ter havido uma explosão com o avião. Segundo o ministro, porém, a investigação da causa do acidente será gerida pela França, e não pelo Brasil.

Jobim informou que, até o momento, "não foram encontrados sobreviventes ou corpos. O que estamos fazendo aqui é a localização de sobreviventes, ou melhor, de restos, disse em entrevista coletiva.

Entenda

Dor das famílias

Vídeos

Fotos

Leia também



    Leia tudo sobre: acidente aéreo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG