Notícia de sobreviventes desmentida pela Aeronáutica causa comoção em famílias

RIO DE JANEIRO - As famílias dos passageiros do vôo AF 447 da Air France, que estão hospedadas em um hotel na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro, viveram momentos de apreensão e angústia na noite desta terça-feira. Uma pessoa, ainda não identificada, entrou no salão nobre onde os parentes estavam reunidos informando que haviam sido encontrados sobreviventes entre os passageiros do Airbus A330 que decolou às 19h de domingo do Rio de Janeiro com destino a Paris e desapareceu quando sobrevoava o oceano Atlântico na madrugada de segunda-feira.

Redação com Agência Brasil |

Veja no infográfico a rota do airbus Voo 447 da Air France

De acordo com Maarten Van Sluijs, irmão da jornalista da Petrobras Adriana Francisca Sluijs, que estava na aeronave, as famílias se abraçaram para comemorar a notícia. Logo depois, no entanto, a Marinha e a Aeronáutica, que estão responsáveis pelas buscas, não confirmaram as informações.

Foi um momento de muita comoção. Informações como essa, divulgada de forma leviana, são inaceitáveis e só aumentam nossa angústia, desabafou. "Ontem [terça-feira] estávamos lá embaixo e chegou uma pessoa dizendo que havia aparecido uma fragata com vários sobreviventes em Fernando de Noronha", completou Marco Túlio Moreno, filho de dois dos passageiros da aeronave.

Maraten Van Sluijs veio de Goiás para acompanhar, junto com a mãe, os desdobramentos sobre o desaparecimento do avião. Ele disse que tem interesse em mobilizar as demais famílias para formarem uma comissão que representaria os interesses dos parentes.

Nem sempre todos os detalhes das investigações são passados para as famílias, por isso é importante uma comissão para acompanhar tudo de perto, acrescentou.

Desde segunda-feira cerca de 30 famílias de passageiros do voo AF 447 estão acomodadas no hotel Windsor, na Barra da Tijuca, onde a companhia aérea Air France montou um centro de apoio e de informações.

A empresa prometeu divulgar ainda nesta quarta-feira a lista oficial com os nomes dos 228 ocupantes da aeronave.

Destroços

Aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) encontraram na madrugada desta quarta-feira mais quatro pontos com novos destroços do avião da Air France . "A noite não passou em branco, foram encontrados mais destroços", disse o coronel Jorge Amaral à Reuters, acrescentando que não poderia dar mais detalhes antes que as famílias dos passageiros fossem comunicadas sobre as novas informações.

Perguntada se foram encontrados corpos, ele afirmou: "Não, apenas destroços."

Lista oficial

A Air France confirmou que a companhia deve divulgar a lista com os nomes dos 228 passageiros e tripulantes do voo ainda nesta quarta , no fim da tarde.

A assessoria de imprensa da empresa não informou se ainda há parentes das vítimas que não foram contactados, condição legal para que a lista nominal seja divulgada.

Saiba mais:

Passageiros e relatos

Vídeos:

Leia também:

Leia mais sobre: acidente aéreo

    Leia tudo sobre: acidente aéreo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG