Maestro brasileiro Silvio Barbato estava no voo da Air France

A Secretaria de Cultura do Distrito Federal confirmou que o maestro Silvio Barbato estava a bordo do Airbus A330, da companhia Air France, que saiu no domingo do Rio de Janeiro e caiu na noite de domingo (31/05) a caminho de Paris. A secretaria recebeu as informações de parentes do maestro.

Redação com agências |

Veja no infográfico a rota do airbus avião da Air France desaparece

Silvio Barbato já foi regente das Orquestras Sinfônicas do Teatro Nacional de Brasília e do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

Segundo a Secretaria de Cultura, Barbato foi regente da orquestra do Teatro Nacional por duas vezes (de 1989 a 1992 e de 1999 a 2006) e completou 50 anos no dia 11 de maio.

Perfil

Maestro Barbato perdia a compostura no Maracanã

Uma das promessas da música erudita, o maestro Silvio Barbato estava no avião da Air France. Tinha 50 anos. Regente titular da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio e Diretor Artístico do Teatro Nacional Cláudio Santoro, em Brasília, Barbato estudou composição e regência com Claudio Santoro e Azio Corghi (na Itália).

Informal fora dos palcos, Barbato era um torcedor apaixonado do Flamengo. Falo tanto palavrão que fico com vergonha, confessou à revista IstoÉ Gente sobre as suas idas ao Maracanã. Na horas vagas, Barbato também divertia-se regendo panelas e temperos na cozinha e também praticava surfe, em companhia do filho.

Barbato foi regente da orquestra do Teatro Nacional de Brasília por duas vezes (de 1989 a 1992 e de 1999 a 2006). O maestro foi diretor musical do filme Villa-Lobos ¿ Uma Vida de Paixão, de Zelito Viana, premiado com o Grande Prêmio Brasil de Cinema 2001, na categoria de melhor trilha musical. Em 2003 compôs o balé Terra Brasilis.

Nos últimos anos, segundo João Luiz Sampaio, de O Estado de S.Paulo, estava afastado dos palcos brasileiros e dedicava-se à composição, tendo estreado duas óperas: O Cientista, baseada na vida de Oswaldo Cruz, e Chagas, sobre a vida de Carlos Chagas Filho.

Saiba mais:

Passageiros e relatos

Leia também:

Leia mais sobre: viagem aérea

    Leia tudo sobre: viagem aérea

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG