França nega ter encontrado caixas-pretas de voo 447 da Air France

PARIS - As equipes francesas que procuram as caixas-pretas do avião da Air France que caiu no oceano Atlântico ainda não encontraram os objetos, disse nesta terça-feira o órgão francês que investiga o acidente, após um jornal ter afirmado que sinais dos equipamentos foram localizados.

Reuters |

O site do jornal "Le Monde" disse que sinais das caixas-pretas do Airbus que caiu no mar com 228 pessoas a bordo durante o trajeto Rio-Paris tinham sido detectados, e que um minisubmarino havia sido enviado para tentar recuperar os equipamentos, que podem conter informações para elucidar as causas do acidente ocorrido em 31 de maio.

Mas o BEA, órgão francês que investiga o acidente, disse que as equipes de busca não captaram nenhum sinal que pudesse ter certeza que era das caixas-pretas. "Nenhum sinal transmitido pelos localizadores das caixas-pretas foi validado até agora", disse o BEA em comunicado.

"No contexto das buscas marítimas que estão em andamento, o trabalho segue normalmente com o objetivo de eliminar dúvidas relacionadas a qualquer som que tenha sido captado, e qualquer descoberta será anunciada publicamente", acrescentou.

Um porta-voz do BEA afirmou que muitos sons são captados no fundo do mar, mas os investigadores não têm certeza de que tenham origem nos equipamentos do avião.

"Pinger"

As caixas-pretas são equipadas com um localizador, conhecido como "pinger", que emite sinais eletrônicos a cada segundo por pelo menos 30 dias. O sinal pode ser captado a até 2 quilômetros de distância.

Embarcações francesas envolvidas nas operações de busca incluem um submarino nuclear com um avançado equipamento de sonar e um navio de pesquisa equipado com minissubmarinos.

A remota localização no Atlântico, a mais de 800 quilômetros do arquipélago de Fernando de Noronha, assim como a profundidade e características do leito do oceano têm dificultado as buscas, e os destroços podem estar a profundidades que variam de mil a 4.000 metros.


Entenda

Dor das famílias

Vídeos

Fotos

Leia também

    Leia tudo sobre: acidente de aviãoair franceairbus

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG