Nelson Marinho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não está tratando o caso como deveria ao não prestar solidariedade aos familiares pessoalmente." / Nelson Marinho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não está tratando o caso como deveria ao não prestar solidariedade aos familiares pessoalmente." /

Familiares dos passageiros do voo 447 criticam atuação do governo brasileiro

Os familiares dos passageiros do voo 447 criticaram nesta segunda-feira a atuação do governo brasileiro durante as investigações da tragédia envolvendo o Airbus A330 da Air France. Na opinião da dona de casa Maria Eva Marinho, 60 anos, mãe de http://ultimosegundo.ig.com.br/voo447airfrance/2009/06/03/ele+tem+treinamento+de+sobrevivencia+na+agua+diz+pai+de+homem+que+estava+a+bordo+do+aviao+6513948.html target=_topNelson Marinho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não está tratando o caso como deveria ao não prestar solidariedade aos familiares pessoalmente.

Anderson Dezan, repórter do Último Segundo no Rio |


O povo não tem importância. O que tem importância para ele é fazer viagem, disse. Eu acho que teria de haver mais apoio para nós. Não perdemos filhotes de gato. Eu perdi o meu filho, como muitas outras pessoas perderam também, completou, visivelmente emocionada.

Para o marido de Maria Eva, Nelson Faria Marinho, 66 anos, o apoio do governo brasileiro às famílias se restringe somente aos boletins divulgados por Marinha e Aeronáutica. Até agora eu não vi nenhum manifesto por parte do governo brasileiro, um amparo às famílias que estão aqui no maior sofrimento, afirmou.

Ele também comparou a atuação do governo brasileiro à das autoridades francesas, destacando a visita ao Brasil do ministro de Relações Exteriores da França, Bernard Kourchner, e a solidariedade prestada pelo presidente Nicolas Sarkozy aos parentes das vítimas de seu país.

Apelo

Durante sua declaração à imprensa, Nelson Marinho fez um pedido ao ministro da Justiça, Tarso Genro. Ele solicitou ao governo brasileiro mais rapidez na liberação das certidões de óbito dos corpos que forem encontrados. Eu faço um apelo ao Tarso Genro que ele vá se preparando para nos facilitar na documentação, porque a legislação brasileira é muito morosa, complicada e burocrática, disse.

Nesta segunda-feira, as equipes de busca da Marinha e da Aeronáutica anunciaram o resgate de 24 corpos de passageiros do voo 447. De acordo com a Air France, 228 pessoas estavam a bordo do Airbus A330 que partiu do Rio de Janeiro, em direção a Paris, no dia 31 de maio.

Voo 447 da Air France



Entenda

Dor das famílias

Vídeos

Fotos

Leia também


    Leia tudo sobre: avião

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG