"Eu não tenho mais nenhum controle do avião", disse piloto do Air France

Agência francesa divulga diálogos entre pilotos do voo 447. Eles mostram uma tripulação desorientada com a falta de informações

iG São Paulo |

Arte/iG
Os 3 minutos de diálogo mostram que tripulação não sabia como reagir à pane dos sensores da aeronave

As últimas conversas da tripulação do vôo 447, da Air France, foram reveladas na noite desta sexta-feira pelo Escritório de Investigação e Análises para a Aviação Civil (BEA), da França, e mostram uma tripulação desorientada e sem saber como reagir à emergência.

Leia a cobertura completa do acidente com o voo da Air France e veja vídeo

A agência divulgou trechos das conversas da cabine que foram registradas pela caixa-preta da aeronave. Elas mostram o desespero dos pilotos com a falta de dados. Essa falta de informação foi provocada pelo congelamento dos sensores de velocidade, os tubos de Pitot.

Os diálogos começam às 2h11min32s, horário de Greenwich (23h11min32s de Brasília), e vão até 2h14min28s (23h14min28s, também pelo horário de Brasília). São três minutos que mostram quando a equipe ficou sem o piloto automático, perdeu os equipamentos eletrônicos de navegação, percebeu que a aeronave começava a cair e entrou em desespero, sem saber como resolver o problema.

Nesta sexta, o BEA afirmou que o congelamento das sondas Pitot e, principalmente, os erros sucessivos do piloto e copilotos foram os motivos que provocaram a queda do avião.

"A situação era salvável" , afirmou Jean-Paul Troadec, diretor do órgão. "É difícil saber a partir de qual momento nada mais poderia ser feito. Os pilotos não entenderam o que estava acontecendo. No último minuto de voo, eles ouviram o alarme de proximidade do solo", concluiu.

Veja abaixo os diálogos:

2h11min32s - Piloto em função (Bonin): "Eu não tenho mais o controle do avião. Eu não tenho mais nenhum controle do avião".

2h11min43s - Comandante entra no cockpit: "Ei, o que vocês estão fazendo?". - Bonin: "O que está acontecendo? Eu não sei. Eu não sei o que está acontecendo".

2h12min4s - Bonin: "Eu tenho a impressão que estamos a uma velocidade maluca, não? O que vocês acham?"

2h12min13s - Copiloto (Robert) : "O que você acha? O que você? O que é preciso fazer?"

2h12min15s - Comandante: "Eu não sei. Está descendo".

2h12min27s - Robert : "Você está subindo... Você está descendo, descendo, descendo, descendo". - Bonin: "Eu estou me descendo agora?".

2h12min32s - Comandante: "Não, você está subindo agora!"

2h12min33s - Bonin: "Eu estou subindo? OK, então vou descer".

2h12min44s - Comandante: "Não é possível".

2h13min25s - Bonin: "O que está... Como pode que a gente continue descendo tanto?".

2h13min39s - Robert: "Sobe, sobe, sobe, sobe".

2h13min40s - Bonin: "Mas eu estou empinando muito há algum tempo". - Comandante: "Não, não, não, não sobe". - Robert: "Então desce".

2h13min45s - Robert: "Então me passa os comandos, me passa os comandos".

2h14min5s - Comandante: "Atenção, você está empinando" - Robert (que assumiu o comando): "Estou empinando?" - Bonin: "Bom, é o que é preciso fazer, nós estamos a quatro mil pés."

2h14min18s - Comandante: "Vai, puxa!" - Bonin: "Vai, puxa, puxa, puxa, puxa."

2h14min28s - Fim das gravações.

(Com informações da Agência Estado)

    Leia tudo sobre: voo 447air franceacidente aéreo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG