Especialista em literatura alemã estava em voo da Air France

A professora do departamento de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Izabela Maria Furtado Kestler estava no avião A330 da Air France, que caiu no domingo, 31 de maio, quando seguia para a França.

Redação |

Especializada em alemão, Izabela dedicou sua carreira e principais pesquisas ao estudo da literatura alemã no exílio. Sua tese de doutorado, defendida na Alemanha (Albert-Ludwigs-Universität Freiburg), foi publicada em alemão. Em português, a professora Kestler publicou Exílio e literatura: Escritores de fala alemã durante a época do nazismo (Edusp, 2004), resultado de uma outra pesquisa sobre o mesmo tema.

O mestrado da estudiosa, também defendido na Alemanha, enfocou a trajetória do escritor comunista de origem judaica Ernst Toller (1893-1939) durante a República de Weimar e no exílio. Em Exílio e literatura, são analisadas as trajetórias de escritores que se refugiaram no Brasil durante a Segunda Guerra Mundial, como Stefan Zweig, Ulrich Becher e Hugo Simon.

Na pesquisa que desenvolvia no momento, como informa o seu currículo na plataforma Lattes, a professora pretendia abordar e analisar as principais características desta literatura, suas temáticas e autores. 

Veja no infográfico a rota do airbus avião da Air France desaparece


Entenda

Dor das famílias

Vídeos

Fotos

Leia também

    Leia tudo sobre: acidente aereoacidente aéreo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG