É importante fazer comissão porque depois o grupo vai se dispersar, diz parente de vítima

RIO DE JANEIRO - Apesar da comissão de parentes das vítimas do avião da Air France ter sido desfeita, Maarten van Sluijs, irmão de Adriana van Sluijs, uma das passageiras do voo 447, acredita que a união seria positiva para as pessoas.

Anderson Dezan, repórter do Último Segundo no Rio |

"Acho importante fazer comissão agora porque depois o grupo vai se dispersar", disse. Segundo ele, a comissão foi montada para que os parentes acompanhassem de perto o recolhimento dos destroços e as buscas em Recife.

Maarten queria viajar para o local para estar presente no processo. "Este segue sendo um anseio meu. É simplesmente uma questão de estar presente na cena", explicou.

Nesta quarta-feira, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) publicou uma nota, afirmando que os parentes dos passageiros do voo da Air France haviam informado que não existe uma comissão formada para representar as famílias dos passageiros.

Para Maarten, porém, a Anac só se pronunciou porque algumas pessoas que não se sentiram bem representadas entraram em contato com a agência. "Não sei porque a Anac se prestou a fazer esse papel. Acho que não é papel da Anac falar em nosso nome. Pelo menos no meu eu não autorizo. Eu não dei nenhum tipo de procuração para a Anac falar dos meus interesses".

De acordo com ele, cerca de 30 a 40 pessoas demonstraram interesse em integrar a comissão. Doze teriam sido escolhidas. "Não pode 40 falar em nome de 50. Não é razoável isso.

Segundo o irmão de Adriana, a Anac está fazendo um papel de observadora do processo. "A Anac está tentando esclarecer algumas dúvidas, mas a intimidação é evidente. Eu, Maarten, me senti intimidado por várias pessoas", disse.

Maarten informou ainda que vai entrar em contato com a representante da associação das vítimas do acidente da TAM, para trocar ideias e experiências. Ela dever chegar nesta sexta-feira ao Rio de Janeiro. 

Entenda

Dor das famílias

Vídeos

Fotos

Leia também

    Leia tudo sobre: acidente aéreo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG