Dois pesquisadores do Instituto Viva Rio estavam em avião que caiu no oceano Atlântico

O Instituto Viva Rio confirmou a presença de dois pesquisadores no avião da Air France A330, que caiu no último domingo. São eles: Pablo Gabriel Dreyfus, de 38 anos, e Ana Carolina Rodrigues, de 28 anos.

Redação |

Veja no infográfico a rota do airbus Voo 447 da Air France

De acordo com o instituto, Dreyfys era coordenador de Pesquisa do Projeto de Controle de Armas do Viva Rio desde 2002 e teve papel fundamental na elaboração do Estatuto do Desarmamento, que entrou em vigor em 2003. Ele também atuou na campanha de desarmamento.

Dreyfus era formado em Ciência Política pela Universidade de Buenos Aires, mestre em Relações Internacionais e doutor em Relações Internacionais pelo Institut Universitaire de Hautes Études Internationales.

Além de trabalhar no Viva Rio, Dreyfus era pesquisador associado do Instituto Superior de Estudos da Religião (ISER), consultor do Graduate Institute of International Studies, na Suíça, professor-pesquisador da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais e co-coordenador do Grupo Brasil de Reflexão em Segurança Regional, da Fundação Friedrich Ebert (FES).

Conforme informações do instituto, são suas as pesquisas A indústria brasileira de armas leves e de pequeno porte: produção legal e comércio e Posse de armas de fogo no Brasil: mapeamento das armas e seus proprietários, publicadas no livro Brasil: as armas e as vítimas.

Já Ana carolina Rodrigues era integrante do projeto Crianças e Jovens em Violência Armada Organizada desde janeiro e trabalhava na proteção de jovens em território vulnerável, projeto implementado pelo Viva Rio nas comunidades do Salgueiro e Jardim Catarina, em São Gonçalo.

Ana Carolina era formada em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Rádios Comunitárias pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) e doutora em Juventude pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ), na Cândido Mendes.

O diretor executivo do Viva Rio Rubem César Fernandes deixou uma mensagem aos colegas no site da instituição: "Pablo e Ana Carolina, vocês marcaram nossas vidas para sempre. Uma honestidade para além dos limites do razoável. Uma competência reconhecida por especialistas de todo o mundo. O Viva Rio é o que é graças a vocês".

Saiba mais:

Passageiros e relatos

Vídeos:

Leia também:

    Leia tudo sobre: acidente aereoacidente aéreo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG