Comitê de investigação aponta falha de comunicação entre Brasil e Senegal

O Birô francês de Investigação e Análise (BEA) afirmou nesta quinta-feira que houve uma falha de comunicação entre os centros de controle aéreo brasileiro e senegalês durante o voo 447 da Air France, o que teria provocado um vácuo de informação de várias horas. Em nota, a Aeronáutica negou as falhas.

AFP |


O coordenador da investigação do BEA, Alain Bouillard, disse que "não houve transferência do voo entre os centros de controle brasileiro e senegalês" quando o avião sobrevoava o oceano Atlântico.

Quando o Airbus A330 da companhia francesa saiu da zona controlada pelos brasileiros, estes deveriam ter entrado em contato com os senegaleses para informar sobre a aeronave que estava entrando em sua zona, mas isto não aconteceu, segundo o BEA.

Em nota, a Aeronáutica negou as acusações. Disse que, pouco antes de o avião entrar no Centro de Controle de Dakar - onde o controle sobre a movimentação da aeronave fica sob responsabilidade deste órgão - entrou em contato com o órgão de controle de tráfego aéreo de Dakar, que confirmou o contato.

"Às 22h33 do dia 30 de maio, a tripulação do AFR 447 fez o último contato rádio com o órgão de controle de tráfego aéreo brasileiro. Imediatamente depois, o órgão de controle de tráfego aéreo brasileiro informou ao Centro de Controle de Dacar (ACC DAKAR) que o AFR 447 estaria na posição virtual TASIL às 23h20, haja vista que, a partir dessa posição, caberia a DAKAR o controle sobre a movimentação dessa aeronave rumo à França. O ACC DAKAR confirmou o recebimento dessa informação".

O coordenador da investigação do BEA, no entanto, entende que "o serviço de expedição não se preocupou e o serviço receptor e tampouco pediu uma confirmação do voo, e foi por isso que, só depois de passadas várias horas, diante da falta de contato com os diferentes centros de controle (...) as pessoas começaram a se preocupar".

De acordo com o BEA, "às 02H01 GMT a tripulação do A330 tentou, pela terceira vez sem sucesso, se conectar com o sistema de controle de Dacar".

O avião caiu no mar pouco depois. Às 02H14, o avião emitiu a última mensagem automática alertando para problemas técnicos.

"Às 07H30, constatou-se que o avião não havia entrado em contato nem com Dacar nem com o Brasil, e foi a partir daí, entre as 08H00 e as 08H30, que os centros franceses, por não ter mais notícias da aeronave, deram início às buscas", acrescentou.

Indagado sobre se esta situação era normal, respondeu: "Não. Esta é uma de nossas linhas de investigação".

Voo 447 da Air France

Entenda o caso:

Leia mais sobre: voo 447

    Leia tudo sobre: acidente aéreoair francebrasilfrancêsvoo 447

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG