Airbus A330, procedente do Rio de Janeiro com destino a Paris, desapareceu dos radares. Os militares tentam desde ontem achar os destroços do avião sem sucesso. " / Airbus A330, procedente do Rio de Janeiro com destino a Paris, desapareceu dos radares. Os militares tentam desde ontem achar os destroços do avião sem sucesso. " /

Brasil e França enviam aviões para localizar o Airbus A330

Na manhã desta terça-feira a Força Aérea Brasileira (FAB) enviou aviões e helicópteros ao provável local em que o http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2009/06/01/voo+entre+brasil+e+franca+desaparece+diz+air+france+6458920.htmlAirbus A330, procedente do Rio de Janeiro com destino a Paris, desapareceu dos radares. Os militares tentam desde ontem achar os destroços do avião sem sucesso.

Redação com agências internacionais |

Veja no infográfico a rota do airbus avião da Air France desaparece

Durante toda a madrugada foram feitas buscas com equipamentos de infravermelho e medição de calor, para achar possíveis sobreviventes, mas nada foi encontrado.

Um navio da marinha francesa que ajuda na operação chegou a fazer buscas numa área onde uma tripulação de um avião da TAM afirmou ter visto "focos luminosos" , mas não foi encontrado nenhum indício do Airbus que levava 228 pessoas a bordo, sendo 58 brasileiros .  

"O navio mercante Douce France realizou padrão de busca 'quadrado crescente' na área reportada pelo avião da TAM, sem identificar qualquer vestígio do voo AFR 447 ", afirmou a Força Aérea em nota na madrugada desta terça-feira.

AE

Familiares de possíveis vítimas se abraçam

Nesta manhã, juntam-se às buscas dois aviões militares franceses, um Breguet Atlantique e um Falcon 50, especializados nesse tipo de ação.

O ministro francês dos Transportes, Jean-Louis Borloo, declarou que a prioridade absoluta das autoridades francesas é encontrar as caixas-pretas. Ele disse ainda que a zona onde provavelmente aconteceu a catástrofe aérea está "praticamente delimitada".

"A busca prosseguirá pelo tempo que for necessário. Mobilizamos os meios na zona e colocaremos à disposição tudo o que for necessário", declarou o ministro francês da Defensa, Hervé Morin.

Aeronaves avistam destroços:

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Pane elétrica

A hipótese mais provável para o desaparecimento do radar do Airbus A330 é que o avião tenha sofrido uma pane elétrica , após ser atingido por um raio, afirmou Francois Brousse, diretor de Comunicação da companhia aérea francesa. Porém, segundo especialista, não é comum que acidentes com aviões de grande porte sejam causados por raios. "Eu não sei de nenhum acidente que o avião tenha sido derrubado após ser atingido por um raio", disse Valtécio Alencar, especialista em avião civil.

De acordo com informações da Aeronáutica, o último contato feito pela aeronave com o Centro de Controle de Área Atlântico (Cindacta III) foi às 22h33 de domingo. Nele, o comandante informou que ingressaria no espaço aéreo Dacar-Senegal, às 23h20. De acordo com a companhia, porém, às 23h14, minutos antes do controle aéreo perder o contato com o voo, a aeronave emitiu uma mensagem automática de pane elétrica.

"Já tinha passado por (Fernando de) Noronha às 22h33. Uma hora depois o avião teria que fazer contato por rádio novamente e nesse momento não fez esse contato", disse a assessoria da Força Aérea Brasileira (FAB).

"Em função disso entramos em contato com a Ilha do Sal (Cabo Verde). A aeronave também não fez nenhum tipo de contato com eles e nem apareceu no radar", acrescentou.

Segundo a Air France, a aeronave entrou em operação em abril de 2005 e, desde então, já voou 18.780 horas. O comandante da aeronave tinha 11 mil horas de voo em sua carreira e já havia efetuado 1.700 horas no Airbus A330. Ainda segundo a empresa, um dos co-pilotos tinha 3 mil horas de voo e o outro, 6.600.

AP
Oarentes aguardam por notícias no Aeroporto Internacional Tom Jobim
Parentes aguardam por notícias no Aeroporto Internacional Tom Jobim

Informações sobre vítimas

A Air France disponibilizou dois pontos de recepção aos parentes dos passageiros, um no salão nobre da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária  (Infraero), no próprio aeroporto, e outro no Hotel Windsor, na Barra da Tijuca. No hotel, mais de 100 quartos ficarão a disposição de parentes que moram em outras localidades.

Durante todo o dia, parentes de passageiros foram ao aeroporto do Rio para ter mais informações. A mãe de uma da passageiras afirmou que ainda estava com esperanças de reencontrar sua filha Adriana Francisco Van Sluijs .

Conforme a nota divulgada pela empresa, os telefones da Air France para atender familiares são: para o Rio de Janeiro: (21) 3212-1806, (21) 3212-1884, (21) 3212-1889, (21) 3212-1894; para todo o Brasil: 0800 881 2020; para a França: 0800 800 812; e para outros países: + 33 1 57 02 10 55. Já a  Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) tornou disponíveis dois números de telefone exclusivos para que os familiares obtenham informações: (61) 3366-9303 e (61) 3366-9307.

AFP
Modelo do avião que desapareceu dos radares na madrugada desta segunda

(*Com reportagem de Anderson Dezan e Paola Moura e informações da AFP, AP, e Reuters)

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