Base de Fernando de Noronha ganhará reforço

SÃO PAULO - Três dias depois do desaparecimento do voo 447 da Air France no Oceano Atlântico, os militares brasileiros já trabalhavam com a expectativa de que as operações de busca se estenderão por mais tempo. Com isso, cresce a necessidade de reforçar a estrutura da Força Aérea Brasileira (FAB) em Fernando de Noronha.

Redação com agências |

Nesta quarta-feira, um avião Hércules C130 decolou rumo ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo, em busca de mais equipamentos de infraestrutura para a base avançada. Uma cozinha militar, que utiliza alimentos desidratados, e mais mantimentos também serão enviados ao arquipélago.

A base montada em Fernando de Noronha não tem condições de suprir as necessidades logísticas da operação de buscas. Mas ela ganhou mais importância com a localização dos destroços do Airbus desaparecido no domingo à noite, com 228 pessoas a bordo, durante o trajeto Rio de Janeiro-Paris. A FAB confirmou que os destroços serão levados a Fernando de Noronha, onde deverão passar por uma primeira análise.

Caso os corpos sejam localizados, eles também deverão passar por um primeiro processo de triagem na base avançada. O destino seguinte não está definido, mas tudo indica que a Aeronáutica escolha o Recife. Parte da equipe formada por técnicos do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) ainda estava em Natal nesta quarta, aguardando definição. O restante da equipe e técnicos do Instituto Médico-Legal (IML) do Recife seguiram para Fernando de Noronha.

Buscas

A Força Aérea Brasileira (FAB) manteve nesta quinta-feira a terceira madrugada de buscas ao avião da Air France.

"Estamos saindo mais uma vez na busca de destroços do avião: saímos, realizamos a ronda e voltamos para reabastecer. Nossa aeronave tem bons meios, mas as condições na área não são as melhores", afirmou à AFP um tripulante do R-99 em Fernando de Noronha, base das operações de busca, a 350 km da costa nordeste brasileira.

Entenda

Dor das famílias

Vídeos:

Fotos

Leia também:

    Leia tudo sobre: acidente aéreo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG