Alerta de bomba atrasou voo da Air France em Buenos Aires 4 dias antes do acidente

Um falso alerta de bomba atrasou um voo da companhia Air France com destino a Paris em 27 de maio no aeroporto de Buenos Aires, confirmou a empresa de transporte aéreo.

AFP |

A polícia inspecionou o avião antes de os passageiros embarcarem, acrescentou. A notícia foi antecipada por uma fonte aeroportuária e confirmada à AFP pela própria companhia.

As duas fontes negaram qualquer relação deste incidente com o desaparecimento ocorrido na segunda-feira do avião da Air France, voo AF447, entre Rio de Janeiro e Paris, com 228 passageiros a bordo.

O voo AF415 entre Buenos Aires e Paris decolou em 27 de maio com 32 minutos de atraso depois que uma chamada telefônica anônima advertiu sobre a existência de uma bomba na aeronave.

Após uma revista policial, o voo finalmente decolou às 17H37 GMT em vez de 17H05 e chegou ao aeroporto parisiense de Roissy-Charles de Gaulle com 20 minutos de atraso, segundo a Air France.

Questionada pela AFP, a fonte aeroportuária afirmou que este tipo de ameaça anônima e sem fundamento é frequente "tanto em Roissy" como em outros aeroportos do mundo.

O ministro francês da Defesa, Hervé Morin, declarou nesta terça-feira à emissora Europe 1 que no acidente do voo Rio-Paris "devem ser examinadas todas as hipóteses", inclusive "o ato terrorista", porque o terrorismo é a principal ameaça para as democracias ocidentais.

O ministro dos Transportes, Jean-Louis Borloo, declarou à emissora RMC que "a tese do atentado não está descartada neste momento. Por enquanto, não há indícios de um atentado. Não podemos descartá-lo em 100%, mas não temos indício algum".

"Está claro que o raio provavelmente existiu, mas o que também está claro é que os aviões são atingidos, cada vez mais, por raios, mas só isto não pode explicar o acidente", acrescentou.

A Air France explicou segunda-feira que um raio era a causa provável da catástrofe aérea.

Veja no infográfico a rota do airbus avião da Air France desaparece

Saiba mais:

Passageiros e relatos

Vídeos:

Leia também:

Leia mais sobre viagem aérea

    Leia tudo sobre: acidente aéreo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG