Air France troca sensores de velocidade de aviões

PARIS- A companhia aérea francesa Air France já trocou todos os sensores de velocidade de seus aviões de modelo A330 e A340, que falharam no voo AF447, que caiu no dia 1º de junho, declarou um porta-voz do sindicato majoritário de pilotos da companhia SNPL, nesta segunda-feira.

EFE |

Os 34 aviões da Air France deste tipo voam atualmente com três novos sensores de velocidade, depois que a companhia decidiu acelerar novamente o programa de substituição dos equipamentos, disse o porta-voz sindical, Erick Derivry.

"Embora não sabermos se esses sensores foram a causa do acidente do AF447, pedimos a troca como precaução", afirmou.

Derivry disse que todos os incidentes registrados até o momento correspondem a aviões equipados com os sensores antigos. Os aviões com os novos instrumentos, fabricados pela companhia Thales, ainda não tiveram problemas.

Air France tinha começado o programa de substituição no dia 27 de abril, mas não recebeu os novos sensores até três dias antes do acidente com o avião que ia do Rio de Janeiro a Paris, no qual morreram seus 228 ocupantes.

Desde que a divulgação de que os sensores tinham falhado no dia do acidente, a companhia aérea acelerou seu programa de substituição.

Segundo Derivry, na segunda-feira passada, todos os aviões da Air France tinham pelo menos um dos três sensores de velocidade do novo modelo.

A companhia se comprometeu que antes do final da semana passada todos seus aviões teriam pelo menos dois dos novos sensores, mas acelerou o programa de substituição e todos os sensores já foram trocados.

Alguns dos sindicatos minoritários da companhia tinham ameaçado boicotar os aviões que não contassem com pelo menos dois dos novos sensores.

Entenda

Dor das famílias

Vídeos

Fotos

Leia também

    Leia tudo sobre: acidente aéreo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG