França divulga relatório final sobre acidente do voo 447 nesta quinta-feira

Mais de três anos após acidente que matou os 228 ocupantes do avião da Air France que fazia o trajeto entre o Rio e Paris, órgão responsável pela apuração divulga suas conclusões sobre a tragédia

iG São Paulo |

O relatório final do Escritório de Investigação e Análise (BEA) sobre o acidente como o avião que fazia o voo 447 , entre o Rio de Janeiro e Paris, no dia 31 de maio de 2009, será divulgado nesta quinta-feira, na França. Mais de três anos depois do drama que custou a vida de todos 228 ocupantes, o documento irá apresentar as conclusões da investigação feita pelo órgão francês.

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Divulgação
Destroços do avião localizados pela Marinha, em junho de 2009

A conclusão do relatório não deve apontar um rumo diferente do documento apresentado no ano passado , que indicou que o congelamento das sondas pitot da aeronave contribuiu para a queda, mas que os pilotos poderiam ter salvo a situação depois que o avião perdeu os dados de velocidade. "A situação era salvável" , afirmou Jean-Paul Troadec, diretor do BEA, em julho do ano passado.

Apesar da expectativa pelo relatório, as famílias das vítimas do acidente aguardam a divulgação das conclusões com um sentimento de desconfiança. “O BEA tem apontado, em suas últimas declarações, a ação dos pilotos para tentar explicar a queda do avião. Essa posição é favorável à Airbus. Temos grandes suspeitas em relação às conclusões finais que serão divulgadas”, disse à BBC Brasil  Robert Soulas, presidente da associação francesa Ajuda Mútua e Solidariedade, que reúne familiares das vítimas.

O representante da Associação dos Familiares de Vítimas do Voo 447, Marteen van Sluijs, irmão de uma das vítimas, também acredita que o relatório final não trará surpresas em relação às investigações. Os familiares das vítimas serão comunicados do relatório antes da divulgação para a imprensa, em uma reunião em Paris, nesta madrugada (horário de Brasília). A associação deve divulgar um comunicado antes do encontro, no qual vão constar 32 perguntas relativas ao caso.

Os representantes dos parentes das vítimas dizem esperar que, além de revelar as causas exatas da tragédia, a conclusão final dos investigadores também permita fazer recomendações técnicas para melhorar a segurança do setor aéreo e evitar novos acidentes. No relatório anterior, o BEA listou 10 recomendações de segurança que devem ser validadas pelas autoridades do setor.

As conclusões devem servir como base para estabelecer eventuais responsabilidades penais, já que a Justiça francesa mantém aberto um processo pelo acidente, no qual estão acusados a Air France e a Airbus. Outro relatório, feito por especialistas judiciais, deve ser divulgado no dia 10 de julho.

Relatório preliminar

Em um relatório preliminar divulgado em julho do ano passado, dois meses após as duas caixas pretas do Airbus A330 terem chegado à França para serem analisadas, o BEA deu destaque aos erros dos pilotos na tragédia .

Segundo o órgão, os pilotos cometeram uma série de erros e o acidente poderia ter sido evitado se eles tivessem tomado as medidas adequadas. Mas, ao mesmo tempo, o BEA negou que falhas humanas tenham sido a única causa do acidente. Jean-Paul Troadec disse, na época, que o órgão tentava entender os motivos que levaram os copilotos (que estavam no comando) a levantar o nariz da aeronave para tentar ganhar altitude no momento em que o Airbus despencava. O procedimento normal teria sido o inverso, ou seja, baixar o nariz do avião para que ele recuperasse sua sustentação.

A análise das duas caixas pretas também permitiu descobrir que o avião da Air France despencou de uma altura de 11 mil metros em apenas três minutos e meio . A velocidade de queda foi de 200 km/h.

As conversas dos pilotos nos últimos instantes do acidente revelaram que eles não conseguiam saber se o avião estava descendo ou subindo em razão da perda dos dados da velocidade da aeronave , causada pelo congelamento dos sensores da sondas pitot.

O avião, um Airbus A330 da companhia aérea Air France, caiu nas águas do Atlântico quase quatro horas após ter decolado do Aeroporto do Galeão com 216 passageiros a bordo, a maior parte deles franceses e brasileiros, e 12 membros da tripulação. Veja abaixo como foram os últimos momentos que antecederam a queda:

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