Visita de Obama marca artista plástico da Cidade de Deus

Daniel Martinelli pintou painéis que foram expostos em evento cultural do qual Obama participou neste domingo no Rio

Marsílea Gombata, enviada ao Rio de Janeiro |

Além das crianças da Cidade de Deus que terão o domingo marcado pela visita do presidente norte-americano, Barack Obama, à favela na zona oeste do Rio de Janeiro, o artista plástico Daniel Martinelli garante que o dia 20 de março de 2011 ficará para sempre em sua memória.

Marsílea Gombata, iG São Paulo
Rafael Santos e Daniel Martinelli (D) mostram obra feita com casco de palmeira que irã para a Casa Branca
“Estou muito feliz. Não tenho palavras para descrever o que estou sentido”, disse emocionado. Ele foi responsável por pintar 9 obras em 15 painéis para compor o ambiente na quadra da sede da Fundação para a Infância e Adolescência (FIA), que recebeu Obama na Cidade de Deus - em um evento que juntou percussão e capoeira neste domingo (20). O artista de 23 anos contou ter sido chamado pela própria FIA quando fazia grafite para a Central Única das Favelas (CUFA). “Foram 19 horas de trabalho para hoje e ainda tive a ajuda de meu amigo Rafael Santos”, contou.

Ao lado do amigo, Rafael Santos também estava emocionado com a visita do presidente norte-americano. “Foi muito legal, ele é maneiro. Esse é o dia mais legal da minha vida, não vai ter outro igual”, disse Santos.

Segundo Martinelli, os painéis expostos na sede da FIA foram compradas por um participante do evento, que pediu para não ser identificado. Entre as obras compradas estão uma que representa o Cristo Redentor, outra com os Arcos da Lapa, além de outras com o calçadão de Copacabana e com uma favela que tem vista para o Cristo.

Outros trabalhos, segundo Martinelli, também seguirão para a Casa Branca, como uma obra feita em casco de palmeira, que o jovem artista enviou para o Obama juntamente com um bilhete para que “não se esqueça do Brasil”. “É para ele guardar como lembrança de sua visita ao Brasil. Usei a casca da palmeira porque um amigo me contou que essa árvore não existe em Washington”, contou sobre a obra que será levada à Casa Branca pela equipe que acompanha o presidente norte-americano no giro pela América Latina

Martinelli, que começou a pintar aos 10 anos, ganhou da comitiva do presidente dos EUA uma agenda com um cartão com assinatura do “Presidente dos Estados Unidos da América”.

A cidade do Rio de Janeiro é o segundo destino de Obama e sua família. No sábado, o presidente dos EUA chegou a Brasília e na segunda-feira de manhã (21) segue para Santiago do Chile, antes de ir para El Salvador, na terça-feira (22).

    Leia tudo sobre: obama no brasilcidade de deusrio de janeiro

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG