Segurança de Obama está preparada para terrorismo, diz Exército

Destacamento contraterror mapeou pontos de vulnerabilidade e está posicionado desde quinta-feira em Brasília

Severino Motta, iG Brasília |

O oficial de comunicação do Exército, major Gomes da Silva, disse nesta sexta-feira que o “peso” da figura do presidente americano, Barack Obama, que visita o Brasil sábado e domingo, resultou em um esquema especial de segurança. De acordo com ele, mesmo sem a identificação por parte dos serviços de inteligência de atentados terroristas, as unidades que combatem esse tipo de ameaça estão posicionadas desde quarta-feira. 

“Contamos com nosso destacamento contraterror, temos o pelotão de defesa química e biológica. Essas hipóteses foram levantadas e existe ação para se prevenir desse tipo de ação inimiga”, disse Silva. 

Outro oficial de comunicação, coronel Carlos Penteado, disse que a unidade contraterror, que conta com cerca de 40 homens, mapeou os pontos críticos do trajeto de Obama em Brasília e, de acordo com o protocolo, já está posicionado, uma vez que isso deve ser feito 72 horas antes do evento. 

Ao todo, a segurança coordenada pelo Exército de Brasília vai contar com 3,5 mil homens, entre militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, policiais civis, militares e federais, além do Corpo de Bombeiros e membros do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU). Para a visita de Obama à capital também estão destacados 352 veículos, 72 motocicletas e seis helicópteros. 

O efetivo, apesar de ser menor que o destacado para a proteção de George Bush em São Paulo, que teve 4 mil homens somente do Exército, terá eficiência semelhante. De acordo com Penteado, o nível de segurança, em uma escala de 1 a 10, é “sempre 10”. “Mas cada local conta com uma segurança própria. A depender do trajeto e dos tipos de eventos podemos precisar de mais ou menos homens, mas a segurança, em si, é sempre total”, disse. 

A Esplanada dos Ministérios será fechada às 8h de sábado e reabrirá às 17h. Cidadãos que quiserem acompanhar a vista de Obama ao Palácio do Planalto e ao Itamaraty deverão ingressar à pé pelo canteiro central do local.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG