Congresso demonstra boa vontade em aprovar acordos com EUA

Presidentes da Câmara e do Senado comentaram a visita de Obama ao chegar para almoço no Itamaraty

Danilo Fariello, iG Brasília |

Os principais líderes do Congresso já mostraram boa vontade em aprovar os acordos firmados entre os Executivos de Brasil e EUA e anunciados hoje.

Segundo o presidente da Câmara, Marco Maia, os temas vão tramitar na Comissão de Relações Exteriores da Casa e devem ser apreciados rapidamente. Para ele, “é importante que os parlamentares tenham contato com os acordos”.

O Congresso tem poder de veto sobre acordos firmados entre o Brasil e outros países. Está travado na Câmara, por exemplo, o último acordo de revisão de tarifas pagas pelo Brasil pelo uso da energia de Itaipu desde o governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Mesmo depois de diversas visitas oficiais do governo paraguaio ao país, ainda há muita resistência pelos parlamentares, que entendem que a energia vá encarecer demais.

Para o presidente do Senado, José Sarney, o governo brasileiro está procurando ter uma boa relação com o americano, o que é saudável. Porém, ele destacou que “toda relação, quando se consolida, tem problemas de vez em quando”.

Os representantes do Congresso estão presentes ao almoço que ocorre no Palácio do Itamaraty, com representantes de Brasil e EUA.

Conselho da ONU

Maia destacou, ainda, expectativa com relação à sinalização favorável de Barack Obama ao ingresso do Brasil no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). Para ele, "há uma expectativa de que a matéria avance". "A composição ainda é a da época da Guerra Fria."

    Leia tudo sobre: maiasarneycongressoobama

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG