Comitiva de Obama visita Cidade de Deus, no Rio

Primeiro evento da agenda oficial do presidente dos EUA no Rio incluiu encontro com autoridades e visita a associações

iG São Paulo |

A comitiva do presidente dos EUA, Barack Obama, visitou a Cidade de Deus nesta manhã sob forte esquema de segurança. No percurso, Obama deixou hotel de carro, seguindo até o clube do Flamengo, na Gávea, de onde foi de helicóptero até o Aeroporto de Jacarepaguá. De lá, a família seguiu de carro até a Cidade de Deus, onde ficou por volta de 30 minutos.

Ao contrário do que se previa, foi cancelada a visitade Obama a uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Cidade de Deus . Na comunidade, o governante americano encontrou o prefeito Eduardo Paes e o governador Sérgio Cabral. Sem acesso à visita de Obama, moradores da Cidade de Deus reclamaram .

O primeiro ponto da visita foi a sede da Fundação para a Infância e do Adolescência (FIA) com a apresentação de percussão e capoeira do grupo do mestre Terni Ariri, na Escola Municipal Pedro Aleixo, onde também terá funk e samba.

Em seguida aconteceu a visitação da exposição do artista plástico Daniel Martinelli, ex-grafiteiro da Central Única das Favelas (Cufa).

Da Cidade de Deus, a família Obama retornou para o hotel. O presidente almoça com empresários e depois segue para o Theatro Municipal, na Cinelândia, centro da cidade, onde fará um discurso, por volta de 14h30, para 2,4 mil convidados. A agenda de Michelle Obama e das filhas não foi divulgada, mas elas devem visitar o barracão da Escola de Samba Unidos da Tijuca, na Cidade do Samba, e o Jardim Botânico.

No fim do dia, Obama tentará visitar o Cristo Redentor, que estava no roteiro inicial mas foi cancelado por causa do mau tempo , segundo Robert Mearkle, que trabalha no setor de comunicação do Departamento de Estado. De acordo com a agenda do governador Sérgio Cabral, o passeio do presidente americano ao Cristo Redentor poderá ser suspenso pois no mesmo horário, por volta das 18h, o governador irá oferecer um jantar com empresários ao presidente.

    Leia tudo sobre: obamario de janeirovisita ao rio

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG