Filha de Francis Ford Coppola conquistou próprio espaço com filmes como Encontros e Desencontros e compete em Veneza

alt Somewhere" /
Divulgação
Sofia Coppola no set de Somewhere
Não deve ser nada fácil ser filha de Francis Ford Coppola, diretor de obras-primas como A Conversação , O Poderoso Chefão e Apocalipse Now . Mas Sofia Coppola, que apresenta seu quarto longa, Somewhere , em Veneza, conseguiu seu próprio lugar na competitiva indústria cinematográfica.

Sofia sofreu um bocado no início da carreira – e isso porque ela começou como atriz. Ela fez várias participações em produções dirigidas pelo pai, sendo a mais famosa como Mary Corleone em O Poderoso Chefão 3 . Foi eleita a pior nova estrela pelo Framboesa de Ouro e abandonou de vez a atuação.
Foi para o bem, já que ela se mostrou bem mais talentosa atrás das câmeras, causando boa impressão com seu primeiro longa-metragem, o misterioso As Virgens Suicidas (1999).

Em 2003, ela ficou famosa com Encontros e Desencontros , um filme delicado e agridoce sobre o relacionamento de dois americanos em Tóquio, ela (Scarlett Johansson), uma jovem sem rumo, ele (Bill Murray), um astro decadente. A produção passou pelo Festival de Veneza e levou o Oscar de roteiro original – Sofia foi a terceira mulher a concorrer pela estatueta dourada na categoria direção.

Três anos depois, seu Maria Antonieta foi recebido de forma mista no Festival de Cannes. Muitos criticaram a diretora por incluir modernidades na trama, como um All Star no meio dos sapatos de época e a trilha sonora pop. Mas o filme dá dimensão mais humana – e bastante feminina – à personagem execrada pela história.

Com Somewhere , ela parece voltar ao território de Encontros e Desencontros ao falar de um ator (Stephen Dorff), refugiado no mítico hotel Chateau Marmont, em Los Angeles, que recebe de surpresa a visita da filha (Elle Fanning). O filme, que compete pelo Leão de Ouro na 67ª edição do Festival de Veneza, pode consolidar de vez sua posição como queridinha dos indies.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.