Norwegian Wood e La Pecora Nera falam de personagens com alucinações" / Norwegian Wood e La Pecora Nera falam de personagens com alucinações" /

Loucura domina primeiro dia de competição em Veneza

Norwegian Wood e La Pecora Nera falam de personagens com alucinações

Mariane Morisawa, enviada especial a Veneza |

Divulgação
Cena do japonês "Norwegian Wood", baseado no livro best-seller de Haruki Murakami
Três vezes loucura. Foi assim o dia de abertura de competição do 67º Festival de Veneza, começando com Black Swan , de Darren Aronofsky, e terminando com Norwegian Wood , dirigido por Anh Hung Tran, e La Pecora Nera , de Ascanio Celestini.

O japonês Norwegian Wood , exibido na primeira sessão noturna para jornalistas, é baseado no romance de Haruki Murakami e dirigido pelo vietnamita Anh Hung Tran (de O Cheiro do Papaia Verde ).

O filme trata do difícil relacionamento da jovem Naoko (Rinko Kikuchi) – abalada pelo suicídio de Kizuki (Kengo Kora), o amor de sua vida – e Watanabe (Ken’ichi Matsuyama), o amigo do rapaz morto, que se envolve com outras mulheres. Estamos nos fabulosos anos 60, afinal. O diretor usa imagens elegantes, com a câmera respirando com os personagens, mas perde o equilíbrio por conta da duração, das idas e vindas na trama e principalmente da música excessiva.

Divulgação
O italiano "La Pecora Nera": repetição irritante
Já no italiano La Pecora Nera , de Ascanio Celestini, o protagonista (o próprio diretor) lembra passagens de sua vida, como a convivência com a avó quando era criança e a predileção por histórias de marcianos. Adulto, aparentemente trabalha num hospital psiquiátrico.

Mas, como conta sua histórias em padrão repetitivo, logo dá para perceber que o protagonista tem, ele próprio, problemas de ordem mental. Poderia ser engraçado, poderia ser dramático, mas ele consegue apenas ser irritante.

Na quinta-feira (02), segundo dia de competição, são exibidos Miral , de Julian Schnabel, e Happy Few , de Antony Cordier.

    Leia tudo sobre: Festival de Veneza

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG